sábado, 20 de abril de 2024
Geral
09/05/2018 | 09:41

Sábado é Dia D de Vacinação contra gripe em Itajaí

Quem faz parte do grupo de risco da vacina contra gripe Influenza e ainda não se vacinou tem uma ótima oportunidade neste sábado (12): o Dia D de Vacinação. Todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 17h para vacinar a população contra a doença. Para ser imunizado, basta comparecer a uma unidade com a carteira de vacinação e documento de identificação.

Leia mais notícias sobre Saúde

Crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, mães no pós-parto, trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais podem se vacinar gratuitamente na rede pública. Também serão vacinados contra Influenza adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A meta de Itajaí é imunizar 90% das 51.356 pessoas do grupo de risco no município. Até a última quarta-feira (2), 7.845 pessoas do grupo prioritário haviam se vacinado na cidade, ou seja, 22,4% da meta. Quem mais se vacinou contra a doença são os idosos e crianças. A campanha segue até 1º de junho.

No Dia D de Vacinação, algumas unidades de saúde do município vão preparar atividades para receber a população. No Santa Regina, a unidade terá brinquedos e piscina de bolinhas para crianças. Também haverá pintura de rosto, distribuição de lanche, entre outras atrações durante o dia. O personagem Zé Gotinha ainda estará passando para visitar as unidades de saúde da área rural.

Proteção

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Sandra Ávila, a vacinação é uma das medidas mais efetivas e seguras para a prevenção da Influenza grave e suas complicações. Todo ano, quem está no grupo de risco, deve se vacinar, pois as doses são atualizadas com os vírus que estão mais circulantes.

“Quem ainda não fez a vacina pode aproveitar o Dia D para ficar protegido. O vírus da Influenza já circula pelo Estado, por isso a população mais vulnerável precisa se vacinar. Quanto antes elas forem imunizadas, mais rápido estarão protegidas”, comenta Sandra.

Além das unidades de saúde, também foram abertas duas salas de vacina extras: uma na Unidade de Assistência Médica Especializada do Centro Integrado de Saúde (CIS), das 8h às 12h e das 13h às 17h; e outra no Centro de Referência de Doenças Infecciosas (Ceredi), próximo ao Itajaí Shopping, das 10h às 14h. As demais salas funcionam em horário normal, conforme programação de cada unidade de saúde.

Previna-se

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE-SC) orienta a população a adotar cuidados simples para evitar a gripe Influenza. Entre esses cuidados estão: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas.

Quem pode se vacinar:

-Idosos com 60 anos ou mais
-Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas e diabéticas) e outras condições especiais (imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias)
-Crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos
-Gestantes
-Mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto
-Trabalhadores de saúde
-Professores de escolas públicas e privadas
-Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
-População privada de liberdade
-Funcionários do sistema prisional


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS