quinta, 28 de março de 2024
Geral
Imagem cedida pela PM
07/05/2018 | 16:46

PM de Itajaí recupera caminhão roubado após longa perseguição

No final da noite de domingo (6), próximo da meia noite, a guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) foi empenhada para ocorrência de roubo na rodovia Antonio Heill. Segundo o solicitante, o roubo estaria em andamento e a vítima seria um caminhoneiro que estaria com os agentes parados no trevo do Rio do Meio.

A guarnição do PPT chegou no local e visualizou um caminhão parado nas margens da rodovia com a porta aberta. Durante a abordagem, um dos masculinos correu da lateral do caminhão disparando contra a guarnição, a qual revidou, e se evadiu para uma área de mata atrás de um galpão.

Enquanto isso, outro indivíduo entrou no caminhão e iniciou um acompanhamento.

A guarnição do PPT permaneceu em acompanhamento e diversas outras guarnições chegaram em apoio, inclusive de outras unidades (18 BPM Brusque e 25 BPM Navegantes).

O agente, um dos autores do roubo, conduziu o caminhão até Brusque, onde fez o retorno e seguiu novamente sentido a Itajaí, parando somente em Penha, no bairro Santa Lígia, na Av. Nilo Anastácio Vieira.

Ao abandonarem o caminhão, dois masculinos correram para a Servidão José Orlando Costa, sendo um deles E.J. dos S., 24 anos, natural de SP, se entregou poucos metros depois afirmando ter sido atingido por um disparo de arma de fogo no glúteo no momento em que furaram uma das barreiras. Momento em que foi acionado o ASU para prestar atendimento ao abordado. O outro masculino foi perdido de vista das guarnições, escondendo-se nas proximidades.

Em seguida, foi montado um cerco perimetral e as guarnições passaram a realizar varredura na área de mato e nas residências próximas, sendo que em dado momento, em uma das residências, dois policiais localizaram o masculino agachado entre dois móveis na área externa da residência. Foi então proferida ordem de abordagem com a verbalização: Polícia, levanta com a mão na cabeça, momento em que o masculino levantou e sacou uma pistola, apontando contra os policiais que prontamente revidaram.

Foi acionado o ASU que constatou o óbito no local e posteriormente foram acionados a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) que se fizeram presentes no local.

O masculino alvejado foi posteriormente identificado como sendo S.M.M, 37 anos, também natural de SP.

Durante a retirada do corpo, estiveram no local o casal de solicitantes que presenciou o assalto e acionou o 190. Que ambos reconheceram pelas vestes o masculino S.M.M como o indivíduo que abordou o motorista no momento do assalto. A feminina reconheceu a arma utilizada no crime como aquela utilizada contra os policiais. Durante a perícia, o perito do IGP localizou sob um móvel outra arma de fogo, um revólver.

A vítima foi identificada como A.L.M.M., 52 anos, o qual relatou que estava carregando uma carga de pernil de cordeiro da Argentina, com valor aproximado de 1 milhão de reais, quando foi rendido e levado como refém.

Ressalta-se que durante o trajeto foram realizadas dois bloqueios para tentar parar o caminhão, contudo, em ambos os agentes furaram os bloqueios jogando o caminhão contra outros veículos, viaturas e policiais.

Durante o acompanhamento, a guarnição acompanhou via rádio que outra guarnição esteve no local da abordagem inicial e foi confrontada pelo outro envolvido, o qual foi a óbito no local e ainda não foi identificado.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS