quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/05/2018 | 13:56

REGIONAL DA FIESC EM ITAJAÍ INICIOU HOJE NOVA TURMA DO PROGRAMA NOVOS CAMINHOS

Proporcionar um futuro melhor para jovens que estão sob a tutela do Estado é o principal objetivo do programa Novos Caminhos, que iniciou uma nova turma nesta quarta-feira, em Itajaí.  Ao todo, 12 adolescentes participarão do projeto promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Os jovens vêm de instituições de acolhimento de cidades desde Piçarras até Camboriú e, em sua maioria, estão em estado de vulnerabilidade social, já que foram vítimas de maus tratos ou abandono e precisam de uma chance para fazer uma nova história de vida.
Na aula inaugural, realizada na sede do SENAI, estiveram  presentes representantes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB SC), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e, também, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), além dos responsáveis pelos jovens nas instituições e a equipe da FIESC, entre eles coordenadores do SESI, SENAI, IEL e as embaixadoras do Movimento Santa Catarina pela Educação na Foz do Rio Itajaí, Rafaela Matiola Schmidt e Evelyn Cardoso da Cunha. Todos são apoiadores das ações realizadas pelo programa Novos Caminhos.
 
Segundo o juiz da Vara da Infância e Juventude de Itajaí, Fernando Carboni Machado, é fundamental que todos aproveitem estas oportunidades. “A educação é a chave para o futuro e vocês estão recebendo uma oportunidade ímpar, de ter onde morar, ter um salário e não ficar na rua, não desperdicem, estudem e transformem seu futuro”, disse o magistrado aos jovens. 
 
Cleberson Miguel Pereira Silvério, de 17 anos de idade, pretende abraçar a oportunidade. “Sei o que estão me oferecendo e das minhas responsabilidades em aproveitar os cursos e tudo que vou aprender  para melhorar meu futuro”, disse. 
 
Também com 17 anos, Matheus Lamim, já participou do programa no ano passado e agora conta com o apoio das entidades participantes para conseguir um emprego. “No Novos Caminhos eu aprendi a trabalhar em equipe,  a dar mais valor às coisas e fiz cursos que vão ajudar pra eu tentar uma faculdade, de engenharia, que o meu sonho”.  
 
Conforme a interlocutora do Programa na Foz do Rio Itajaí, Suelen Cristine Camacho Prado de Oliveira, a intenção é encaminhá-los para o mercado de trabalho com uma capacidade de desempenho igual a de qualquer outro adolescente.  “Esperamos que eles absorvam todo o conhecimento que aprenderem, coloquem em prática e transforme suas vidas em algo enriquecedor”, lembrou ela. 
 
Para o vice-presidente regional da FIESC na Foz, Maurício Cesar Pereira “a oportunidade que os jovens vão receber a partir deste momento vai transformar suas vidas com o bem maior que poderiam receber:a educação. Que todos aproveitem os ensinamentos que terão que aprendam seus direitos e deveres como cidadãos”. 
 
Novos Caminhos 2018
 
Na primeira etapa do programa, os participantes terão até 76 horas/aula em minicursos sobre o mundo do trabalho (Série Meumundodotrabalho.com, Qualidade: Responsabilidade Individual e Coletiva, Capacidade de Empreender e Inovar, Disciplina, Organização e Planejamento, Ética e Conduta no Trabalho, Aprendendo a Conviver e a Respeitar as Diferenças, Feedback: Uma Oportunidade de Crescimento e Aprendizagem, Informática - word, excel e power-point), iniciação profissional (Introdução à automação, à construção civil, à logística, à segurança do trabalho, entre outros) e apresentação das principais áreas do comércio, serviço e turismo das respectivas regiões. Os jovens terão também formação em economia pessoal, oferecida em parceria com a Junior Achviement.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS