sexta, 19 de abril de 2024
Geral
21/04/2018 | 10:31

Barco espanhol vence regata em Itajaí e equipe de velejadora brasileira fica em segundo

Para dar início às disputas da Volvo Ocean Race no Brasil, nesta sexta-feira (20) os velejadores foram recepcionados ao som do tradicional Bloco Siri na Lata. Os competidores desfilaram pela Vila da Regata em Itajaí antes do embarque nos veleiros rumo à regata In-Port. Os atletas receberam o carinho do público, que também se empolgou com o mascote da competição, o Wisdom. Já nas disputas no mar o Mapfre conseguiu mais uma vitória na série de regatas, campeonato paralelo de provas que valem para o desempate da competição.

A equipe espanhola, que subiu ao pódio em todas as etapas, não deu chances aos outros cinco adversários e cruzou em primeiro lugar. A vantagem para o team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, foi de 43 segundos. Em terceiro lugar ficou o Dongfeng Race Team, que teve o brasileiro Márcio Santos, campeão da Copa de 1994 como convidado a bordo.

"Foi uma boa regata para nós hoje, desde o início, mas a chave para a vitória foi poder passar a AkzoNobel no primeiro vento de popa", disse o campeão olímpico Xabi Fernández. ''A partir daí ampliamos a vantagem''.

O resultado mantém os espanhóis em primeiro lugar no campeonato paralelo das In-Ports Races com 44 pontos. O Dongfeng Race Team tem 39 e o AkzoNobel tem 36. O Mapfre ganhou outras duas provas nessa temporada: Alicante (Espanha) e Ghangzou (China).

''Ser o líder da série é sempre bom. Sabemos o como é apertada a classificação geral, onde estamos apenas um ponto atrás do Dongfeng, por isso isso pode ser importante no final de tudo'', contou Xabi Fernández.

A equipe do AkzoNobel, da Martine Grael, ficou em segundo lugar em Itajaí. A campeã olímpica foi muito festejada pelos fãs brasileiros, que lotaram a Vila da Regata. Mais de 300 mil pessoas já passaram pelo local desde 5 de abril. ''Estou super feliz em competir no Brasil ao lado da minha torcida. Na In-Port conseguimos uma largada boa e uma disputa acirrada com a Mapfre''.

A bordo do Dongfeng Race Team estava o tetracampeão Marcio Santos, que foi o convidado do barco chinês na regata. ''Foi uma experiência incrível. O barco anda muito rápido e a adrenalina a bordo é enorme''.

O Team Brunel teve problemas, a vela usada para impulsionar mais o barco no vento forte enrolou e a equipe holandesa caiu para último.

Agora o próximo compromisso das equipes é a largada para Newport, Rhode Island, marcada para domingo (22), às 14h. Os sete barcos devem correr a prova de 5.600 milhas náuticas. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS