quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/04/2018 | 15:24

Mídia Center de Itajaí recebe cerca 250 jornalistas na Volvo Ocean Race

O Mídia Center é local reservado para a imprensa local e internacional. Localizado ao lado esquerdo do Centreventos, inúmeros profissionais de comunicação instalam seus notebooks no local e ali realizam seu trabalho. Em média, 250 profissionais de todas as partes do mundo se cadastraram para cobrir o maior evento náutico do planeta. Brasileiros, espanhóis, ingleses, norte americanos, holandeses entre outras nacionalidades dividem o espaço com trocas de informações e também culturais.

O perfil dos cadastrados varia entre as diferentes áreas de atuação da comunicação. Desde jornalistas de revistas, jornais, rádio e TV, equipes de filmagem, fotografia e edição também estão presentes. Ainda frequentam o Mídia Center formadores de opinião, que expõem suas ideias sobre o evento direto da Vila da Regata.

Sobre a nacionalidade dos comunicadores, a América do Sul marca forte presença. Para representar o continente onde ocorre a sétima etapa da Volvo Ocean Race 2018, além de brasileiros de diferentes cidades do país, também há jornalistas da Argentina, Colômbia e Uruguai. Ao subir para o hemisfério norte, profissionais da Alemanha, China, Eslovênia, Espanha, Holanda, Inglaterra, entre outros, trabalham na Itajaí Stopover.

Todas as sete equipes esportivas que disputam a 13ª edição da Volvo contam com equipes próprias para gerar conteúdo informativo. São elas: Team AkzoNobel (Holanda), Dongfeng Race Team (China), MAPFRE (Espanha), Vestas 11th Hour Racing (Dinamarca), Sun Hung Kai/Scallywag (China), Turn the Tide on Plastic (Nações Unidas) e Team Brunel (Holanda).

Itajaí recebe pela terceira vez este evento. De acordo com o gerente de mídia da Volvo Ocean Race no Brasil, Flávio Perez, a cada ano que passa a Vila da Regata melhora. Ele ressalta o cuidado da organização local para investir em tecnologia, no cuidado para receber jornalistas do mundo todo e do empenho para fazer com que todos se sintam em casa.

O Mídia Center possui seis fileiras de mesas amplas onde os jornalistas realizam seus trabalhos. “A internet veloz é uma exigência da própria organização da Volvo Internacional. De forma extra, Itajaí proporciona aos profissionais o conforto de estar em um local climatizado, aconchegante e com serviço de cafeteria. Chá, café, frutas, bolachas e pão de queijo são oferecidos todos os dias. Esse é o jeitinho acolhedor do brasileiro. O Brasil mostrou que é capaz de realizar Copa do Mundo, Olimpíadas e por três vezes, a Volvo Ocean Race”, ressalta.

Depoimentos

Helena Paz é assessora de imprensa da Mapfre. Ela afirma o que mais chamou a atenção na Itajaí Stopover, em relação a outros lugares do mundo, é o carinho do público. Outro destaque são as atividades gratuitas abertas ao público. “No primeiro dia quando cheguei no Mídia Center, percebi como o local estava acolhedor e aconchegante. Um dos melhores espaços de imprensa que já vi em nesta edição", afirma Helena.

O fotojornalista da Mafpre, Marcos Mendez Quintero, trabalha com vela há 15 anos. Ele elogia a vocação náutica de Itajaí. “Já cobri eventos tão grande e até maiores que a Volvo. Posso afirmar que a estrutura e qualidade do mídia center aqui e toda a Vila da Regata são realmente extraordinárias", completa Marcos.

Além dos jornalistas internacionais, profissionais locais também elogiam a estrutura. Dagmara Spautz, do Grupo NSC, cobre a Volvo Ocean Race desde a primeira edição em 2012. Além de Itajaí, ela já esteve presente na Stopover de Portugal e ressalta a qualidade do evento e da infraestrutura ofertada à imprensa. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS