terça, 16 de abril de 2024
Geral
17/04/2018 | 15:35

Em audiência com o governador de SC, cônsul da Turquia busca ampliar relações comerciais com o Estado

Fotos: James Tavares/Secom

Com a segunda maior exportação de frango halal do Brasil para a Turquia, Santa Catarina poderá ampliar relações comerciais com o país. Em visita ao Estado, o cônsul-geral da Turquia, Serkan Gedik, esteve em audiência com o governador Eduardo Pinho Moreira, na manhã desta terça-feira, 17, no Centro Administrativo do Governo, em Florianópolis, com objetivo de prospectar novas parcerias.

“A Turquia tem um excelente mercado para exportação. A visita do cônsul é importante, tanto do ponto de vista cultural, quanto para conhecer nosso Estado, principalmente nossos portos, que foram avaliados como excelentes, podendo ter mais produtos turcos e catarinenses nessa troca. Precisamos aumentar o comércio entre Santa Catarina e Turquia e, para isso, vamos até lá se for necessário”, destacou o governador. 

Gedik elogiou a capacidade de infraestrutura logística catarinense e disse que a viagem teve objetivo de conhecer melhor o Estado para aconselhar as autoridades de ambos os países de que a região é importante. “A atenção de todos está sempre voltada para São Paulo e Rio de Janeiro. Precisamos ampliar isso, e Santa Catarina está em uma posição geográfica favorável, além de ter uma infraestrutura portuária de excelente qualidade”, comentou o cônsul.

>>> Galeria de fotos

Além de ocupar a segunda maior exportação de frango halal (abatido segundo Rituais Islâmicos) do Brasil, Santa Catarina fez, neste ano, a primeira exportação de bezerro vivo para a Turquia, o que chamou atenção do país. “Estamos interessados no Sul pelo sucesso da primeira importação de bezerros vivos. São Paulo, que é o principal fornecedor, aumentou muito o preço e estamos interessados em Santa Catarina”, afirmou Gedik.

INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO

Experiências na área da agricultura e da pesca tiveram êxito em Santa Catarina graças a intercâmbios, como a maçã, no Japão, e a maricultura, na França. Além da ampliação das relações comerciais, o governador sugeriu fomentar operações acadêmicas. “Precisamos ter esse tipo de troca para conhecermos a cultura e a vida acadêmica de outros países. Somos os maiores produtores de maçã do país, notadamente devido à troca de experiências com o Japão”, assegurou.

Gedik, que participou da abertura de uma exposição fotográfica em comemoração aos 160 anos de relação diplomática entre o Brasil e a Turquia na Univali, em Florianópolis, também palestrou na Univali de Itajaí e ficou impressionado com a infraestrutura da universidade. “É uma experiência nova para nós realizar este intercâmbio, mas nunca é tarde para começar”, finalizou.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS