sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/04/2018 | 13:45

Cabeça Oca expõe no Espaço Multiuso da Univali

O grupo Cabeça Oca, formado pelos artistas Claudia Marcon, Rudi Scaranto Dazzi e Sandra Poletto, expõe no Espaço Multiuso da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí, a mostra comemorativa de 20 anos da formação da Oficina Independente de Arte. O trabalho apresenta uma retrospectiva das duas décadas que marcaram a história do Cabeça Oca, grupo formado em dezembro de 1997, em Concórdia (SC).

O destaque da exposição são as telas pintadas a seis mãos, em estilos e técnicas variadas. Nesta mostra, o grupo exibe duas séries: Imagens do Contestado e Símbolos. A primeira traz uma reflexão sobre o conflito que marcou a história da região Meio-0este, a Guerra do Contestado. Já a segunda contempla uma retrospectiva contemporânea dos impactos da suinocultura e avicultura no oeste de Santa Catarina, com olhar bem-humorado, colorido e divertido dos porcos e frangos que conferem à Concórdia posição de destaque na produção de alimentos no mundo.  

Quando os artistas estruturaram o grupo foram presenteados pelo poeta e crítico de arte internacional, o catarinense Lindolf Bell, com um poema exclusivo - Cabeça Oca. Com o aval de Bell o Cabeça Oca alçou voos maiores. Além das ações e exposições que marcaram época em Concórdia, o grupo participou de mostras em diversas cidades catarinenses e também em Milão, na Itália.  A convite do Instituto Brasil Itália (IBRIT), os três apresentaram, em novembro de 2000, trabalhos no Consulado do Brasil na cidade italiana.

Na exposição dos 20 anos, os visitantes conhecerão um pouco sobre a história do grupo, por meio de uma linha do tempo que menciona todas as exposições do Cabeça Oca e de um vídeo produzido para a mostra.

Os artistas

Claudia Marcon possui formação em Direito, pós-graduada em Administração, atua como artista plástica e empresária da indústria têxtil, vive e trabalha em Concórdia (SC). Já Rudinei Carlos Scaranto Dazzi é arquiteto, pós-graduado em Administração e mestre em Turismo e Hotelaria pela Univali. Mora em Balneário Camboriú, onde atua como artista plástico, arquiteto e professor em instituições de ensino superior, entre elas a Univali. Sandra Poletto também é arquiteta, pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho e mestre em Engenharia de Produção. Trabalha como docente de instituições de ensino, consultora de empresas e realiza um trabalho de iniciação às artes com crianças. Reside e trabalha em Concórdia e em Brasília (DF).


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS