sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/04/2018 | 16:48

ITAJAÍ: Inicia na próxima terça-feira a 2ª Campanha de Castração e Microchipagem

Após vários encontros com coordenação da unidade de saúde, agentes e comunidade, planejamento com gabinete do Prefeito, Secretaria de Saúde e Famai, vai iniciar na próxima terça-feira (17), a 2ª Campanha de Castração e Microchipagem de Itajaí. Desta vez a comunidade a ser beneficiada é a do bairro Imaruí.

De acordo com a Coordenadora da Unidade de Saúde, Neiva Zacarias, devem passar pelos procedimentos cerca de mil animais. Como aconteceu em 2017, na comunidade Vila da Paz e bairro Nossa Senhora das Graças, quando foram castrados e chipados quase 300 animais, devem ser beneficiados também no Imaruí animais domésticos e de rua.

 Relembrando que esta ação foi uma solicitação da comunidade Vila da Paz, em junho do ano passado. Foi realizado então um projeto piloto, que durou três meses, diante do sucesso o prefeito achou importante beneficiar demais localidades. Como a campanha está sendo desde o início intermediada pela vereadora Renata Narcizo (Solidariedade), a parlamentar achou interessante realizar a segunda etapa no bairro Imaruí, já que a localidade registra uma população expressiva de animais.

“Nosso objetivo com certeza é atender todos os bairros da cidade, temos consciência que em outras localidades o número de animais é bastante grande, mas no bairro Imaruí percebemos que a população de animais é de fato expressiva, um dos objetivos da campanha é auxiliar no controle de animais de rua, agora estaremos lá, mas em breve atenderemos demais bairros. “destaca a vereadora Renata Narcizo.

Como aconteceu na primeira etapa, uma reunião com a comunidade foi realizada para esclarecer possíveis dúvidas. O encontro aconteceu no sábado (07), na Escola Básica Arnaldo Brandão. O evento contou com a presença da enfermeira e agentes que atuaram na primeira campanha, secretário adjunto de Saúde, veterinário que atua na UAPA(Unidade de Acolhimento Provisório), coordenação da Unidade de Saúde do bairro Imaruí, agentes de saúde e equipe do gabinete.

 Como aconteceu na primeira etapa, os animais serão levados até a UAPA, por um carro da Famai, e retornam no final da tarde, serão entregues aos tutores em local e horário a ser definido pelas agentes de saúde e equipes envolvidas no traslado dos animais. Além de certificado de castração, chipagem e orientações pós operatório, os tutores ainda devem receber os medicamentos a serem administrados após as castração.   

 Vale relembrar que a Campanha é direcionada para atender animais domésticos de cidadãos de baixa renda e animais de rua, buscando inclusive implementar a conscientização do cão comunitário, agindo desta forma diretamente no controle populacional de animais.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS