quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/04/2018 | 14:45

Implantação do eSocial será tema de palestra para empresas do transporte

A partir do dia 16 de julho empresas que faturaram abaixo de R$ 78 mi de reais, em 2016, iniciam o processo de implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial. Esta é a segunda etapa do cronograma estipulado pelo Governo Federal. A primeira começou em janeiro deste ano e foi direcionada para as empresas com faturamento superior aos R$ 78 mi. De acordo com o governo, as etapas são divididas em fases, estipulando prazos para informações relativas às empresas, trabalhadores, envio de folhas de pagamento e dados de saúde, por exemplo.

As regras para esta segunda etapa de implantação serão repassadas durante uma palestra marcada para esta quinta-feira (12), na sede da Intersindical Patronal em Itajaí, a partir das 19h. O encontro vai reunir chefes de RH, contabilistas e empresários das empresas de transporte de carga que integram o Sindicato das Empresas de Veículos de Transporte de Carga e Logística de Itajaí e Região – SEVEÍCULOS. 

Para Jení Carla Fritzke Schülter consultora em sistemas contábeis, durante o encontro os participantes terão a chance de entender a importância da criação do eSocial e a necessidade de cumprir os prazos para evitar multas. No cronograma estão temas como: prazos de cada empresa, documentos que precisam ser enviados, o que muda e o que deve ser feito de maneira diferente e as multas. Jení Carla destaca que a intenção do Governo é contar com apenas um canal oficial de informação. “Hoje todos estes documentos e dados ficam divididos entre Receita Federal, Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal e Previdência.  Com a implantação do sistema tudo isso vai para um só local e lá o governo consegue fazer todas as conferências, entre elas as referente aos prazos de entrega das declarações e documentos”, finaliza.

O presidente do SEVEÍCULOS, Paulo Afonso Espíndola, comenta que a realização desta palestra faz parte do cronograma de ações da entidade. ‘É responsabilidade do sindicato levar até o associado todo o tipo de informação necessária para garantir o bom andamento das empresas. O SEVEÍCULOS faz isso diariamente com as questões que envolvem o departamento jurídico do sindicato e sempre que necessário, busca profissionais capacidades para esclarecer dúvidas sobre outras áreas, como vai acontecer nesta semana”, finalizou o presidente.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS