sexta, 29 de março de 2024
Geral
10/04/2018 | 10:07

ITAJAÍ: 24° Concurso de Pratos Típicos da Festa do Colono está com as inscrições abertas

Valorizar os produtos agrícolas de Itajaí, além de reconhecer a cultura e história do município é um dos objetivos principais do 24° Concurso de Pratos Típicos, evento promovido dentro da 35ª Festa do Colono. As inscrições estão abertas até 15 de maio, por meio de ficha de inscrição que deve ser entregue ao líder rural da comunidade participante.

Qualquer pessoa maior de 15 anos pode participar do concurso, desde que seja morador da área rural de Itajaí. Neste ano, o concurso terá duas categorias: prato típico e prato inovação.

PRATO TÍPICO: Pratos que valorizam o sabor típico dos produtos da agricultura familiar de Itajaí. O prato se enquadrará nesta categoria quando a receita tenha como característica o caráter “típico”, como o formato das receitas já apresentadas nas edições anteriores do concurso. Deve-se priorizar, no mínimo, um item da agricultura/pecuária de Itajaí (produto deve ser produzido no Município). Exemplos: leite, queijo, acerola, abacaxi, maracujá, melancia, jabuticaba, banana, abóbora, milho, hortaliças, aipim, arroz, feijão etc.

PRATO INOVAÇÃO: Pratos inovadores a partir dos produtos da agricultura familiar de Itajaí. Nesta categoria, o prato utilizará também ingredientes da agricultura/pecuária existentes em Itajaí, mas de uma forma inovadora, como por exemplo pratos agridoces, biomassa de banana verde ou com ingredientes de cultivos pouco explorados no Município, como quiabo, açaí ou arroz especiais. A receita levará em consideração sabores inovadores, não típicos apresentados anteriormente no concurso.

Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria com o seguinte critério de avaliação: sabor, decoração, criatividade no uso dos ingredientes (inovação), histórico e tradição na região e visual.

Os interessados devem preencher ficha de inscrição que segue em anexo ao líder rural. Nela, o candidato deve apresentar a receita e modalidade que concorrerá. O concurso será realizado no dia 28 de julho (sábado), às 15h, no Parque do Agricultor.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS