quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/03/2018 | 09:36

Tampinhas plásticas vão ajudar na Causa Animal em Itajaí

Além das proposições parlamentares, a vereadora Renata Narcizo (Solidariedade), busca outras formas de auxiliar as centenas de animais abandonados e necessitados em nosso município. 

 Este mês a parlamentar está lançando a “Campanha Eu Amo Pet”. Após firmada parceria com a cooperativa Reciclavale, através da coordenadora Marli Martins, que se responsabilizou em recolher as tampinhas e vender o material, além de agregar empresas para participar na campanha, Narcizo e equipe do gabinete estão cadastrando estabelecimentos interessados em ajudar, colocando um ponto de coleta e incentivando colaboradores e clientes a abraçar a causa.

O gabinete 302, da vereadora já conta com um ponto de coleta, e permanece a disposição da comunidade das 9 às 12horas e das 13 às 18 horas, nas segunda quartas e sextas, e das 9 às 12 horas e das 13 até o término da sessão ordinária, nas terças e quintas-feiras.

   Em reuniões realizadas no gabinete, a parlamentar já fechou parceria com os voluntários da Miahu e com a entidade SOS Peludinhos, que serão as beneficiadas com o valor arrecadado na campanha.

    Durante os encontros, ficou determinado que a cada três meses será feito o recolhimento das tampinhas, de todos os pontos de coleta, e entregues a Reciclavale, que se encarrega de vender e prestar contas do valor arrecadado. A quantia será dividida entre partes iguais. 

  Por ser uma campanha que envolve toda a comunidade, já que todos devem contribuir doando as tampinhas, solicitamos as entidades que também façam em suas páginas (facebook, site, etc) a prestação de contas, divulgando em quais procedimentos com os animais o valor foi utilizado.

O gabinete da vereadora Renata Narcizo, também se compromete em fazer a prestação de contas do valor arrecadado com a venda das tampinhas coletadas de todos os pontos, através da página da parlamentar, blog e além de anexar no mural do gabinete.

“Esta é uma campanha extremamente consciente, além de envolvermos toda a comunidade na causa animal, estaremos todos auxiliando com o meio ambiente, já que o descarte incorreto deste material pode provocar sérios danos a natureza.”reforça a vereadora Renata Narcizo.

É importante a participação e toda a comunidade nesta campanha, para darmos a oportunidade de muitos animais serem beneficiados. Para castrar, por exemplo, um cão macho de 10 quilos, será necessário arrecadar 55,5 quilos de tampinhas plásticas. Portanto é necessário contar o com apoio da comunidade e empresas parceiras na coleta deste material. Quem desejar, pode entrar em contato com o gabinete da vereadora Renata Narcizo, para se cadastrar como ponto de coleta.

Na On Line – Cursos e Treinamentos, que se localiza no bairro São Vicente, a coordenadora da Reciclavale fechou parceria e uniu o lixo reciclável a campanha, disponibilizou uma máquina centrifuga descartada no lixo, para servir como ponto de coleta.

“É de suma importância despertarmos essa consciência nas pessoas, se você avaliar ao seu redor tudo pode ser reutilizado, não há necessidade de se descartar na natureza, aqui por exemplo a máquina que não centrifugava mais, agora é ponto de coleta de tampinhas, que serão recicladas e vão ajudar centenas de animais. “destaca Marli Martins, coordenadora da Reciclavale.

   De acordo com o Portal São Francisco, no artigo Decomposição de Lixo, uma tampinha plástica leva 150 anos para se decompor. E não é difícil encontrar centenas delas espalhadas nas ruas das cidades, em períodos de chuva forte elas são arrastadas para os bueiros, contribuindo desta maneira com o entupimento do local, além dos canais e galerias, causando e agravando as enchentes.

A melhor maneira de descartar as tampinhas, sem dúvida é devolver a indústria de reciclagem, e ou doar para artesãos e educadores que atuam com atividades de reutilização e materiais para incentivar a sociedade e estudantes a tratar com carinho o nosso meio ambiente, reutilizando materiais, que se descartados de forma incorreta, podem de alguma maneira, mais cedo ou mais tarde prejudicar a ele, família e amigos.

  Outros dois pontos de coleta já estão ativos. Na Unisociesc, que se localiza na Rua Brusque, 162, no centro, e no gabinete 302, da vereadora Renata Narcizo, na Câmara de Itajaí. Assim que forem ativados outros pontos de coleta, serão divulgados na página da parlamentar.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS