quinta, 28 de março de 2024
Geral
Fonte: Carol Sperb Melz Assessoria de Imprensa
21/03/2018 | 10:36

Cerveja e chocolate: uma harmonização nada básica e muito saborosa para a Páscoa

É difícil encontrar uma pessoa que não goste de pelo menos uma das variedades do chocolate. E com a Páscoa se aproximando, o ingrediente rouba a cena e se torna o protagonista nas prateleiras e também nas mesas. Uma combinação que para muitos parece inusitada pode deixar o cardápio da data ainda mais interessante: a cerveja e o chocolate apreciados em conjunto.
 
Isso porque devido as propriedades do malte, que pode variar em diferentes níveis de torrefação, traz para o paladar sabores de caramelo, chocolate e até mesmo café, que combinam com doces. Basta encontrar o estilo ideal. Ulysses Kreutzfeld, sócio e sommelier da Bier Vila, de Blumenau (SC), dá algumas dicas de harmonizar a bebida com a iguaria:
 
Chocolate ao leite
Para degustar a versão mais comum do ingrediente, o ideal é combiná-lo com cervejas com perfil torrado, de corpo e amargor médios como uma Sud Oatmeal Sout. "Ela possui aroma de cereais suavemente tostados com notas de café e traz um paladar ligeiramente adocicado a seco, que harmoniza bem com as características do chocolate ao leite", afirma Ulysses. Outros estilos que acompanham este tipo de ingrediente são a Porter, Bock e Dubbel.
 
Chocolate branco
Esta é a variedade mais doce e com a textura mais macia entre todos os tipos da iguaria. É bastante gorduroso, por isso pede cervejas com amargor ou um teor alcoólico mais elevado, que ajudam a compor este paladar. "Outra combinação interessante com chocolate branco é com cervejas com adição de frutas vermelhas ou com notas torradas, criando um terceiro sabor que associe com café", diz. Segundo o sommelier, Fruit Lambic, Stout e Porter são boas opções de harmonização.
 
Chocolate amargo e meio amargo
Eles trazem uma concentração maior de cacau, por isso possuem paladares mais intensos. Pelo mesmo motivo, são também mais escuros e com texturas mais sólidas. "Para combinar com chocolates amargos ou meio amargos, prefira cervejas com torrefação e intensidade de aromas, corpo e amargor", afirma Ulysses. Imperial Stout e Belgian Dark Strong Ale são alguns exemplos que harmonizam com a iguaria.
 
Sobre a Bier Vila
Uma das pioneiras na exclusividade de venda de cervejas artesanais no país, a Bier Vila fica em Blumenau (SC) e comemora sete anos em 2018. Além de centenas de rótulos na carta de cervejas e estrutura para servir concomitantemente até 30 chopes diferentes, a casa serve também dezenas de opções gastronômicas inspiradas em países europeus.
 
A Bier Vila funciona 365 dias por ano, das 10h às 23h. Mais informações em www.biervila.com.br.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS