quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/03/2018 | 17:21

Peça de teatro “Como Apavorar Monstros” encerra circulação estadual em Itajaí

Foto: Ricardo Pita​

O grupo Coletivo Sem Título apresenta em Itajaí nesta quinta-feira, dia 22, o espetáculo teatral Como Apavorar Monstros. A apresentação é gratuita e será às 20h na Casa da Cultura Dide Brandão. Só neste ano a peça já circulou por Joinville, Florianópolis, Blumenau e Jaraguá do Sul, reunindo um público de cerca de 300 pessoas. Itajaí, cidade sede do Coletivo Sem Título, fecha a maratona de apresentações da peça no Estado.

“Trouxemos um tema que é importante ser tratado nessa época de radicalismo, que é a violência. A peça não é um manual de instruções de como lidar com a violência ou como lidar com os monstros que promovem a violência, mas apresenta essa questão em forma de arte. O positivo da circulação é que levamos essa problemática para grandes cidades de Santa Catarina”, avalia o diretor da peça, Osmar Domingos.

Como Apavorar Monstros entrou no circuito catarinense de teatro provocando risadas e inquietações no público. “Incrível como o grupo trata de temas graves da humanidade, como guerras, política e homofobia, porém com um tratamento cômico escrachado. Brincam no limite tênue entre a seriedade e o ridículo. Usando projeção de vídeos e clips do youtube, a peça flui numa linguagem bem contemporânea. E ao final mostram a violência gratuita e covarde”, comenta Paula França, que prestigiou a peça em Joinville.

A circulação estadual de Como Apavorar Monstros conta com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.

Sobre a peça

Como Apavorar Monstros é uma peça tragicômica para adultos lançada pelo Coletivo Sem Título em 2017. Dois amigos, com o imaginário de violência estimulado por uma história que a mãe conta, passam a se monstrificar e a monstrificar o outro. “Como Apavorar Monstros revisita o mito da inocência infantil para investigar os jogos de poder que dão condições ao processo de monstrificação do outro, o estrangeiro; e se pergunta se é possível curar opressores. Se alguém vai chorar ou vai rir? Aí é com cada um”, instiga o diretor da peça, Osmar Domingos.

Acesse www.coletivosemtitulo.tumblr.com e saiba mais sobre o grupo de teatro.

 

Peça “Como Apavorar Monstros” - entrada gratuita

- Itajaí, 22 de março (quinta-feira), às 20 horas, na Casa da Cultura Dide Brandão

 

Ficha técnica do espetáculo “Como Apavorar Monstros”

Direção: Osmar Domingos

Atuação: Adriano Magalhães, Daniel Barros e Osmar Domingos

Operação técnica: Sabrina Vianna

Cenografia e Iluminação: Maria Clara Riede Ferreira

Arte Gráfica: Adriano Magalhães

Fotografias: Viviane de Paoli e Ricardo Pita

Classificação indicativa: 14 anos


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS