quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/03/2018 | 10:35

ITAJAÍ: Mais de 30 mil alunos participam de atividades da Volvo Ocean Race

Os alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino de Itajaí já estão no clima da Volvo Ocean Race. Sustentabilidade é um dos pilares principais da competição de volta ao mundo e, partir desta terça-feira (13), serão realizadas atividades de conscientização para mais de 32 mil crianças do 1º ao 9º ano. Além de intervenções teatrais, os pequenos de 56 unidades escolares receberão material exclusivo do Programa de Educação para a Sustentabilidade da Volvo. 

A corrida pelos mares é feita de contrastes: são momentos de fúria e de bonança, de paisagens de tirar o fôlego e outras de lamentar as condições dos oceanos. Na última etapa da competição, entre Hong Kong e Auckland, os velejadores encontraram grande quantidade de plástico jogado na água.

"Nós até tivemos algumas situações em que sacos de plástico se enrolaram em torno do leme. Encontramos plástico até mesmo em áreas remotas, o que é realmente assustador”, comentou Bianca Cook, velejadora do time Turn the Tide on Plastic.

Esta edição do Programa de Educação da Volvo é voltada justamente à poluição plástica dos oceanos. Segundo levantamentos da organização, oito milhões de toneladas de plástico são lançados no oceano todos os anos. Ou seja, um caminhão de lixo inteiro por minuto. Isso significa que, se nenhuma ação for tomada, o oceano conterá mais plástico do que peixes até 2050.

A crise do plástico nos oceanos afeta também nossa cadeia alimentar, com a contaminação ou mesmo morte dos peixes. A Volvo Ocean Race acredita que a conscientização é a melhor ferramenta para gerar mudanças e a Itajaí Stpover é parceira no desafio.

Ações

Com um leque de iniciativas que fazem parte do Programa de Sustentabilidade, a etapa da Volvo em Itajaí busca contribuir com um futuro mais limpo. “Queremos criar consciência, ativar a discussão e destacar a relevância das ações locais para transformação do meio ambiente do planeta”, destaca o presidente da Itajaí Stopover, Evandro Neiva.

Serão 40 escolas municipais e 16 estaduais de Itajaí contempladas, inclusive na zona rural. Com a abertura da Vila da Regata, de 05 a 22 de abril, as ações educacionais continuarão. Serão 15 estações com atividades voltadas à conscientização e às iniciativas de sustentabilidade. Confira alguns destaques:

Oficina Famai: A Fundação Municipal do Meio Ambiente terá um espaço especial para que as crianças possam participar de uma aula interativa sobre cuidados com o meio ambiente, a fauna e a flora.

Veleiro Eco: Laboratório de pesquisa flutuante que proporcionará uma vivência com o mundo da ciência e tecnologia de uma forma lúdica e divertida.

Time Turn the Tide on Plastics: Ambiente focado nas ações de preservação ambiental terá três exposições em torno do tema “Oceano plástico”. Serão realizadas práticas que mostram a quantidade de plástico ingerida por pássaros marinhos, a transformação de objetos de material reciclável e também opções sustentáveis para o dia a dia.

Oficina de Sustentabilidade: Em uma dinâmica proposta pela equipe do Itajaí Shopping, as crianças aprenderão sobre os malefícios do lixo jogado nos rios. Na prática, os alunos plantarão uma muda de plantinha na garrafa pet e levarão para casa.

Zona de Exploração do Time Vestas: Este espaço será novidade na Volvo Ocean Race Itajaí e contará com displays focados na água e no vento. Utilizando óculos de realidade virtual, os visitantes poderão “visitar” o topo de uma turbina eólica. No ambiente, ainda será possível aprender mais sobre os mares profundos, o poder do vento como fonte de energia renovável etc.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS