sexta, 29 de março de 2024
Geral
09/03/2018 | 09:18

Balneário Camboriú: “Espaço Mulher” ofereceu serviços de saúde, orientação e beleza

O Dia Internacional da Mulher foi bem movimentado no Centro Comunitário Casa da Sogra. Durante as comemorações do “Espaço Mulher”, mulheres vindas de todos os cantos da cidade puderam assistir espetáculos de dança, participar de atividades relacionadas à beleza, experimentar técnicas de massagem e auriculopuntura, além de se informar sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e dos cânceres de mama e colo uterino.

No espaço destinado à Secretaria da Saúde houve distribuição de folderes para estimular o público feminino a realizar exames preventivos periodicamente. Também havia dicas gerais de saúde nos panfletos, como a importância de se consumir frutas, fazer exercícios e beber água com frequência. As mulheres puderam cadastrar seus nomes e telefones para agendar uma consulta ginecológica com a coleta do preventivo. Além disso, kits com preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante também foram distribuídos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O Centro Especializado em Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR) participou do evento realizando procedimentos de auriculoterapia. “A auriculoterapia é uma técnica da acupuntura que estimula alguns pontos da orelha para causar o bem-estar geral do corpo, auxiliando principalmente nos níveis de ansiedade e dores específicas. O CEFIR vê esse procedimento como mais um recurso da fisioterapia”, disse o fisioterapeuta do CEFIR, Paulo Crocomo.

No evento houve também uma mostra dos trabalhos realizados pelo “Espaço Ambiarte”, projeto que trabalha com a reciclagem de caixas de leite e garrafas (arrecadados em escolas) na criação de vários tipos de produtos, como cadernos e vasos. O setor de fitoterapia também marcou presença no Espaço Mulher com a distribuição de ervas naturais para chás e sabonetes em barra.

Grupos de dança apresentaram coreografias animadas e as mulheres que desejassem podiam também participar de atividades estéticas como massagem, corte e escovação de cabelo, maquiagem, manicure e design de sobrancelhas. No final, houve o “Desfile Inclusivo”, que reuniu mulheres com deficiência e idosas como a dona Silvia Moura, de 99 anos. “Gosto muito de participar de tudo quanto é festa. Hoje nós, mulheres, fazemos tudo o que os homens sempre fizeram, e não apenas cuidar dos filhos e da casa”, disse.

Todas as atividades realizadas na Casa da Sogra foram oferecidas em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, da Educação, da Saúde, do Meio Ambiente, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, da Associação de Pais e Amigos Especiais (APAE) e fez parte da “I Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero”, instituída em Lei Municipal (n° 4039) em junho do ano passado.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS