quinta, 28 de março de 2024
Geral
02/03/2018 | 08:56

Secretaria de Assistência Social emite carteiras do ID Jovem em Camboriú

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Camboriú emite carteiras que asseguram vagas gratuitas ou descontos de 50% em viagens de transporte coletivo interestadual – ônibus, trem e embarcação. O ID Jovem, documento digital criado pelo Governo Federal, é disponibilizado a pessoas de 15 a 29 anos de idade cuja família tenha renda de até dois salários mínimos. Outro benefício da carteira é a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Hoje, cerca de 50 jovens do município possuem o documento. 

“Muitos jovens cursam a faculdade em outras cidades ou estados. É normal ouvirmos histórias de pais que batalham para que os filhos possam estudar numa universidade, mas que, infelizmente, não conseguem vê-los com frequência por conta de restrições financeiras. O ID Jovem fortalece esse contato do beneficiado com a família, além de ser uma forma de economia”, justifica a gestora do Bolsa Família em Camboriú, Adriana Francisca.
 
O primeiro passo para ter o ID Jovem é se cadastrar no Cadastro Único. O cadastramento é realizado na sede da Secretaria – Rua Presidente Costa e Silva, n° 329, no Centro – de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas; ou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – o serviço fica localizado na Rua Monte Neblina, n° 400, no bairro Monte Alegre, e funciona das 9 às 18 horas.
 
Já com o Cadastro Único, é necessário apresentar cópias de documentos de todas pessoas da família. As documentações são RG e CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento de menores de 18 anos, além de atestado de frequência escolar e comprovante de residência. Por fim, os jovens devem fazer download do aplicativo no celular – sistemas Android e iOS –, cadastrar o número de inscrição social e, caso não haja nenhuma restrição, utilizar o documento.
 
Os moradores devem apresentar o print da tela do aplicativo ou imprimir o documento no dia de viagem. Uma orientação é estar na rodoviária com 30 minutos de antecedência. A carteira do ID Jovem tem validade de 180 dias e a atualização é feita no próprio aplicativo.
 
Carteira do Idoso
 
Moradores de Camboriú acima de 60 anos também podem adquirir passagens gratuitas ou com 50% de descontos em viagens interestaduais de transporte coletivo, com a apresentação da Carteira do Idoso. Ela é destinada para pessoas que tenham renda individual menor do que dois salários mínimos. O documento também é feito na Secretaria e no CRAS.
 
O prazo para entrega do documento é de 90 dias. “Enquanto a Carteira do Idoso não é emitida, será fornecida uma declaração provisória com prazo de 180 dias para que os idosos possam utilizar os benefícios. Aposentados devem apresentar extrato ou documento que comprove aposentadoria para compra das passagens”, finaliza Adriana. Para outras informações, o contato é pelo telefone (47) 3365-0607.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS