sexta, 19 de abril de 2024
Geral
22/02/2018 | 14:36

Balneário Camboriú: Posto de Atendimento Infantil zera fila de espera de consultas de psiquiatria

O Posto de Atendimento Infantil (PAI), de Balneário Camboriú, zerou nesta semana, a fila de espera por consultas de psiquiatria. No total, 85 crianças e adolescentes aguardavam atendimento, seja para retorno e atualização de receita, ou para primeira consulta. Os atendimentos começaram a ser regularizados em setembro e em fevereiro as filas foram zeradas. “Agora temos os pacientes que estão em acompanhamento e não temos mais lista de espera. O paciente chega e já agendamos a consulta para a mesma semana ou para a próxima”, contou o coordenador do PAI, Anderson Rigo.

Os atendimentos são feitos pelo psiquiatra Mário João Bisi Júnior, três vezes por semana, no período matutino. Outra novidade, é a ampliação da faixa etária atendida no PAI, que passou de 14 para 18 anos. “A gente estava com uma lista de espera, de mais de 80 pacientes, que não estavam conseguindo atendimento. Agora a gente tá conseguindo fazer o atendimento mais imediato, está acompanhando mais de perto estes casos, e agora é o momento da gente planejar o que vamos fazer em termos de prevenção, principalmente ao suicídio”, disse o psiquiatra.

Transtornos de déficit de atenção, hiperatividade, depressão infantil e adolescente, tentativas de suicídio, ansiedade, síndrome do pânico, quadros iniciais de transtorno bipolar, bullying e bulimia são alguns dos atendimentos prestados no PAI. Além do psiquiatra, outros especialistas atendem no local: cirurgião pediátrico, endocrinologista, neurologista, otorrinolaringologista, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, enfermeira, técnicos de enfermagem e psicóloga.

As crianças e adolescentes são encaminhadas ao PAI através da Atenção Básica, ou quando há urgência, os pais podem levá-los diretamente até o local. “São poucas as cidades que oferecem esse atendimento exclusivo às crianças e adolescentes. Aqui concentramos profissionais especializados para atender esse público”, disse a secretária de Saúde, Andressa Hadad. No PAI também são oferecidos exames, um deles é o de audiometria que consiste em avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Este exame é ofertado não somente às crianças e adolescentes, mas para toda a comunidade, independente da idade.

O Posto de Atendimento Infantil fica localizado ao final da Rua Angelina – Bairro dos Municípios.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS