quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/02/2018 | 11:15

Balneário Camboriú: Obras de abastecimento de água de Estaleiro e Estaleirinho iniciou na segunda-feira

Iniciaram nesta segunda-feira (19) as obras da rede de abastecimento de água das praias do Estaleiro e Estaleirinho. O serviço começou com a limpeza do terreno onde será colocado o reservatório, que abastecerá as duas localidades. Ele ficará no topo da Rua Daniel Fraga, conhecida como Estrada Velha, localizada na Praia do Estaleiro e terá capacidade para 1,5 milhão de litros.


“Essa é uma obra desejada, esperada e merecida pelas pessoas que moram no Estaleiro e Estaleirinho. Essa foi uma determinação minha desde que assumi, estive pessoalmente na FATMA cuidando disso, essa obra era para ter sido entregue no ano passado. Agora com essa licença em mãos faremos a obra em algumas etapas. A primeira, é a limpeza e corte da vegetação, que serão finalizadas até o final desta semana, dependendo apenas das condições climáticas. Os próximos passos do serviço são a sondagem, início da fundação e depois a montagem do reservatório”, comentou o prefeito Fabrício Oliveira.


A obra levará cerca de quatro meses para ser concluída e o reservatório será feito com aço vitrificado, com tecnologia pra durar 50 anos. Além disso, nesta segunda também iniciaram a locação topográfica do terreno. O contrato inclui o abastecimento de todas as Praias Agrestes, no valor de R$ 7.030.132,09 (incluso material e serviço) e será feito pela empresa Itajui Engenharia de Obras LTDA.


Quem gostou da novidade foi o aposentado Paulo Alves de Souza, que mora na Praia do Estaleiro há cinco anos. “Atualmente, eu utilizo a água de um poço artesiano que abastece as residências próximas da região onde eu moro, mas tem muitas pessoas que compram água do caminhão-pipa e acaba sendo um valor muito alto. Essa obra é uma grande conquista para todos os moradores”, comemorou.


A Secretaria de Meio Ambiente está acompanhando a limpeza e corte de vegetação para fazer relatórios e levantamentos de volume de corte, que são condicionantes da Autorização de Corte de Vegetação (AUC) liberada pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), no último dia 9 de fevereiro. Também serão transportadas espécies nativas do local, como bromélia e orquídeas, ao Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta.


Abastecimento provisório


Para o abastecimento de água provisório aos moradores das praias agrestes, o prefeito Fabrício Oliveira autorizou na última quinta-feira (15) a liberação de água por meio de caminhão-pipa a essas localidades. O serviço será disponibilizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) até a conclusão das obras da rede de água nas praias.


As pessoas que desejarem utilizar o serviço devem fazer uma solicitação na sede da EMASA, localizada na 4ª Avenida, nº 250, no Centro. A Autarquia Municipal disponibilizará o caminhão-pipa já contratado pela EMASA, com capacidade para 10 mil litros.


Para dúvidas e informações ligar no 0800-643 6272 ou no (47) 3261-0000.

Foto: Celso Peixoto


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS