sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Imagens cedidas pelo 12º BPM
08/02/2018 | 09:34

Conheça a rotina dos cães policiais

É comum despertar a curiosidade ao presenciar uma operação policial, saber o que está acontecendo. Tudo se torna muito mais interessante - e até um pouco fofo - quando os cães policiais, conhecidos como K-9, estão juntos. Mas como é a rotina desses cães? Como é o trabalho deles?

Os treinamentos são próprios para cada função adotadas pelos cães. Alguns são treinados para farejar drogas e fazer buscas de pessoas, outros para farejar explosivos, pólvora, armas, enquanto outros são treinados para fazer guarda e proteção. Alguns cães podem fazer ambos os trabalhos, como é o caso do Yankee, um cão da raça Pastor Belga de Malonois, mascote do 12° Batalhão de Polícia Militar em Balneário Camboriú.

Os cachorros chegam nos quartéis com aproximadamente três a quatro meses de idade, normalmente por doação da comunidade ou de algum membro do quartel. A partir de então passam por uma adaptação temporária de um ano a fim de descobrir a aptidão do cão. Nesse período, começam os treinamentos realizados pelos membros do canil, uma equipe de 5 policiais militares que se revezam na atuação e adestramento dos cães. Durante esse período os treinadores vão percebendo a função e as habilidades que cada cão apresenta e se adapta melhor. Passando essa fase, se o cachorro se adapta ao treinamento, ele passa a receber o treino específico para aquela função. Quando não se adapta ou por algum motivo demonstra não ter habilidade, ele é colocado para doação.

O processo de treinamento dos cães com relação ao faro de drogas é muito diferente do que as pessoas pensam. Os cães não têm contato direto com nenhuma substância que coloque sua saúde em risco, nem fica viciado em drogas porque não experimenta nenhum tipo. Eles apenas são apresentados ao cheiro da droga e durante as missões, os K9 são recompensados com um brinquedo após cumprirem o que foi lhes mandado, pois para o cão, tudo não passa de uma brincadeira, e acaba mostrando como ele foi eficiente e merece ser reconhecido. E se o cão falhar na missão? - “Pode acontecer do cão não conseguir cumprir o que foi colocado a ele, e isso acaba motivando-o mais na próxima missão a ser melhor, o instinto dele de querer a recompensa faz ele se dedicar mais.” Explica o Sargento Iliberto, um dos componentes que trabalha no canil e é o responsável por Yankee.

Os cães trabalham uma média de oito a dez anos e quando eles se aposentam podem ficar com o seu responsável do canil, mas se não for possível, fica disponível para doações. Para adotar um K9 é preciso fazer um acompanhamento com ele e seu treinador no canil, além de passar por uma etapa de acostumar-se um com o outro. Perto da data da sua aposentadoria, diminui-se as missões para o cão se desprender da rotina e conseguir viver uma vida doméstica até seus últimos dias.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS