quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/01/2018 | 10:42

Radar meteorológico Sul será transportado e instalado em Araranguá no dia 30

O radar meteorológico Sul seguirá para seu destino final. Na próxima terça-feira, 30, técnicos da Defesa Civil SC vão transportar o equipamento até a base no Morro dos Conventos, em Araranguá. A previsão de chegada é às 13h. Apesar de ter um peso aproximado de quatro toneladas, o transporte é simples, já que o radar foi feito para ser deslocado. Para realizar esta tarefa, a equipe usará uma camioneta F-4000. A instalação do radar está prevista para o início da tarde de terça. E, após os ajustes no equipamento, no mesmo dia ele deverá começar a gerar imagens meteorológicas. O alcance é entre 100 e 150km, ou seja, 52 municípios cobertos pelo produto. O investimento no Radar Sul (Araranguá) é de R$ 3,4 milhões. Os recursos são do Pacto por SC, financiados pelo Banco do Brasil.

A data prevista de inauguração é 22 de fevereiro deste ano. Porém, ainda será confirmada pelo governador. O radar do Sul possui o modelo Banda X e foi fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C). O radar está numa carreta reboque de 2,63m de largura e 5,64m de comprimento. A altura da base até o topo da radome (equipamento que protege a antena) é de 3,50m. Em casos extremos, ele poderá ser deslocado para qualquer região do Estado.

Com os radares do Vale (Lontras), Oeste (Chapecó), Santa Catarina passa a ter 100% de cobertura meteorológica. Fato único para o Estado. O Gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, explica que as imagens produzidas pelos equipamentos dão suporte para os meteorologistas preverem as condições do tempo em curto prazo, e a Defesa Civil SC gerar os alertas.

"Seremos o único Estado do país com cobertura plena de radares meteorológicos. Isso é um marco para nós da secretaria porque possibilita mobilizar toda a estrutura de defesa civil preventivamente antes do desastre", destaca o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Foto: Cleiton Ferrasso / Defesa Civil SC


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS