quinta, 28 de março de 2024
Geral
25/01/2018 | 15:45

PROJETO DO CÃO COMUNITÁRIO EM ITAJAÍ

A parlamentar já vinha através das redes sociais, se mostrando a favor das casinhas comunitárias, contando que estas fossem cuidadas pela comunidade, assim como os animais que a utilizassem. Renata já possui um cadastro com quase 40 pessoas, que se disponibilizam a cuidar de uma casinha e de um cão comunitário.

  “ O Cão Comunitário já existe em outros estados e cidades do país, de forma voluntária e até com o apoio do poder público, é uma alternativa eficiente, que auxilia o animal que por ventura seja abandonado, e a comunidade que passa a ter um companheiro leal, que atua inclusive na questão da segurança da rua” destaca Narcizo.

Antes mesmo de iniciar as sessões ordinárias, previstas para seis de fevereiro, a parlamentar já protocolou o Projeto 2/2018. O objetivo é definir o que é o cão comunitário, que são aqueles que estabelecem vínculo com a comunidade, estão sempre rondando o mesmo local, e não possuem tutor, e definir um mantenedor, uma pessoa que possa dar atenção e cuidados que o animal necessita, até que este seja adotado. O cidadão neste caso deve assumir o compromisso de zelar pelo abrigo, alimentação e oferecer assistência veterinária, caso seja necessário. Animais que perambulam pelas ruas e não possuem mantenedores (cidadãos responsáveis), não poderão ser considerados cães comunitários.

 A ideia é regulamentar a situação do Cão Comunitário em Itajaí, estabelecer ações integradas entre o poder executivo, instituições de ensino de Medicina Veterinária, ONG´s de proteção animal, ativistas, protetores de animais e sociedade em geral, assim como promover o manejo e atenção continuada de cães comunitários.

Para ser considerado um cão comunitário, o animal deve atender alguns critérios, como: não ser agressivo, ter um comportamento receptivo com os moradores e com os profissionais que visitam as residências com frequência, como leituristas e carteiros, o animal também deve ser castrado e chipado. O local onde o cão vai permanecer também deverá ter um mantenedor comprometido e responsável, para evitar novas situações de abandono.

 Todos os cães comunitários seriam cadastrados no Programa de Castração do Município, a prefeitura municipal ainda possuirá a responsabilidade de manter atualizado o quadro de vacina destes cães, como vacina polivalente e antirrábica, além do controle regular de endo e ectoparasitas.

   “O projeto se faz necessário, devido ao crescimento de pedidos para que seja feito o recolhimento de animais abandonados em empresas, escolas e até comunidades, o que esperamos é contar com o apoio de todos os cidadãos, juntos podemos reverter esta situação, ao invés de abandonar e ou sacrificar o animal, que tal torna-lo amigo da sua empresa, da escola, da comunidade, divulgar que este animal está à disposição para adoção, e até que isto aconteça, ele recebe atenção que merece, afinal é um ser senciente, isto é, que sente dor e angústia.” Finaliza a vereadora.

O projeto deve entrar para leitura nas primeiras sessões ordinárias, e segue para análise das comissões, só após retorna para discussão e votação em plenário.  


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS