quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/12/2017 | 18:34

Semasa vai operar normalmente durante o fim de ano, para evitar desabastecimento de água em Itajaí

Nesses dois últimos dias, a temperatura em Itajaí esteve bem elevada. A média registrada ficou em torno dos 30 graus. E todos sabem que quando chega o verão e o calor, o consumo de água aumenta bastante. Mas, os moradores de Itajaí podem ficar tranquilos! O nível de armazenamento de água nas Estações de Tratamento e nos Reservatórios do Semasa está acima dos 50%.

Segundo informações da monitora de saneamento e telemetria, nesta quinta-feira (28), às 16h, as estações e os reservatórios apresentavam o seguinte cenário:

*ETA São Roque - 75% de armazenamento de água

*ETA Arapongas - 78% de armazenamento de água

*Reservatório do Morro da Cruz – 70% de armazenamento de água (importante levar em consideração que ele só enche, após o abastecimento de toda cidade).

*Reservatório Cabeçudas- 80% de armazenamento de água (volume excelente considerando o horário).

O único reservatório que está um pouco abaixo da capacidade é o da Praia Brava, com 20% de armazenamento, mas, no entanto, por ser um reservatório pequeno (250 metros cúbicos) e em função das bombas estarem operando com normalidade, a situação não preocupa a equipe técnica do Semasa. “Temos todos os sistemas de monitoramento via telemetria, onde todas as informações das unidades são monitoradas para que em qualquer eventualidade, a equipe de manutenção seja acionada o mais rápido possível, sem ocasionar problemas de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário”, informa Tatiana Menteges – Monitora de saneamento e telemetria da ETA São Roque.

Para garantir uma boa qualidade na pressurização da rede e na distribuição de água, o Semasa realizou a revisão e a manutenção das casas de bombas e a limpeza dos reservatórios e das Estações de Tratamento de Água (ETAs). Os pontos mais críticos, sujeitos a redução no abastecimento de água são as regiões das praias (Brava e Cabeçudas), mas, no entanto, nos últimos 3 anos, Itajaí foi uma das poucas cidades da região e até do estado que não apresentou problemas durante a temporada de verão. O alerta aos moradores é que economizem água, principalmente, nos horários entre 10h e 12h e das 15h às 23h, quando se percebe alto pico de consumo na cidade.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS