quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/12/2017 | 17:08

Totens de monitoramento entram em fase de testes

Desde a última sexta-feira (22), os totens de monitoramento da Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú estão em fase de testes, com cinco deles em operação na região central da cidade, sendo monitorados e operacionalizados 24h por dia, sete dias por semana.

A operacionalidade está sendo testada através de suas funções de monitoramento analítico, canal de atendimento direto 153, e o sistema de reconhecimento de placas veiculares (OCRs). Será um total de dez totens posicionados em áreas estratégicas do município.

‘’A partir destes testes, já estão sendo realizados ajustes finos no sistema e no posicionamento de câmeras. A expectativa é que todas as funções estejam 100% operantes na primeira quinzena de janeiro para as unidades já instaladas’’ diz o diretor da Central de Operações da Secretaria de Segurança, Heduard Carlos da Silva. ‘’Mesmo em fase de testes, os totens já têm auxiliado na prevenção de várias ocorrências graças ao monitoramento constante dos locais estratégicos’’, afirma o subcomandante da Guarda Municipal, Luiz Arlindo Borges.

Localizados em pontos estratégicos, os totens serão capazes de analisar automaticamente imagens do trânsito e da movimentação de pessoas, detectando situações de risco e alertando a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito. Os equipamentos ficarão na Avenida Martin Luther com a Rua Dinamarca, Avenida Brasil com a Avenida Central e na Avenida Atlântica próximo ao Posto de Informações Turísticas (PIT), Avenida Atlântica esquina com calçadão Central, Avenida Palestina esquina com a Rua Paraguai, Rua Corupá esquina com a Quinta Avenida, Rua Eleotério em frente ao PA da Barra, Interpraias em frente ao calçadão de Laranjeiras, Avenida do Estado esquina com Avenida Central e na rótula da Praia dos Amores.

Os equipamentos permitem transmissão de dados em tempo real para uma central de monitoramento e ainda alerta situações de risco ou emergência com aglomeração de pessoas, invasão e circulação de áreas públicas ou restritas, velocidade dos veículos, contagem de pessoas e objetos dentre outras. Outras funcionalidades dos totens são um botão de emergência para ser acionado pela população em casos de urgência, leitor de placa OCR instaladas para a identificação de veículos com irregularidades, câmeras 360°, comunicador de alta intensidade, blindagem, sensor de vandalismo, mensagens de áudio para campanhas educativas, entre outros.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS