terça, 16 de abril de 2024
Geral
18/12/2017 | 15:13

Retomada das operações dos berços 1 e 3 triplica capacidade de carga do Porto de Itajaí

As obras de reforço e realinhamento do berço 3 e a volta às atividades do Berço 1, comandado pela APM Terminals, foram entregues nesta segunda-feira (18) no cais do Complexo Portuário de Itajaí. Com retomada dos trabalhos, a expectativa é triplicar a quantidade e movimentação de cargas no município. Atualmente, o Porto responde por mais de 60% da balança Comercial Estadual e 4% da Nacional. O berço 4 está com suas obras em andamento e tem previsão de ser entregue em maio de 2018.

 “É um dia histórico para o nosso Porto. Temos a feliz oportunidade o berço 3 e 1. Essas obras se obras do 4. Estamos trabalhando para esta excelente fonte econômica de Itajaí volte a ter uma grande movimentação”, destacou o prefeito Volnei Morastoni.

As obras no berço começaram em 2014 com uma ordem de serviço. Nos períodos em que a construção foi retomada houve o apoio do Governo Federal na ordem de R$ 120 milhões para o reforço e realinhamento dos berços 3 e 4. Em julho deste ano foi assinada a Ordem de Serviço no valor de R$ 18,8 milhões para mais uma etapa das obras de ambos os berços. Neste mês, completou 41 meses de trabalho para a sua entrega do acabamento.

“Um ano extremamente trabalhado. As portas sempre foram abertas. Eu tenho muito orgulho. Neste momento, com o berço 1 e 3 vamos ter mais movimentação de cargas e confirmará um ano excelente”, ressaltou o superintendente do Porto, Marcelo Werner Salles.

Para o secretário de Parcerias e Fomento do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Dino Antunes Dias, ver uma obra concretizada para mostrar as ações que são feitas com a ajuda do governo federal. “É extremamente importante acompanhar nos municípios e ter a noção do impacto que as obras causam para os cidadãos”.

O berço 3 em sua extensão de cais tem em sua margem 210 metros de comprimento. As etapas que compreendem o projeto vão desde o acabamento com levantamentos do cais anterior, elaboração de projetos de execução, demolição e retirada de sedimentos, cravação de estacas para realinhamento do berço, com 95 estacas de 50 metros de comprimento por 1 metro de diâmetro e cada estaca foi preenchida com 30 metros de concreto armado, concretagem das lajes e paramentos do berço e acabamentos nas estruturas de instalação de defensas e cabeços de amarração dos navios.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS