quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/12/2017 | 10:50

Projeto quer incentivar hortas comunitárias em terrenos baldios de Itajaí

Utilizar os terrenos baldios para cultivar hortaliças e contribuir para eliminação de animais peçonhentos e o acumulo de sujeira. Este é o objetivo do projeto de lei de autoria do vereador Rubens Angioletti (PSB) que tramita na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. A proposta também visa dar maior segurança jurídica para o proprietário do terreno e a pessoa que cultiva no imóvel.

A ideia do projeto de hortas comunitárias surgiu após sugestões de moradores que procuraram o vereador já no início do mandato. O projeto está em avaliação desde o mês de abril de 2017 e teve parecer contrário da Comissão de Legislação onde, agora, avalia a contestação feita pelo vereador.

A moradora Suelen Baumgartel foi uma das pessoas que sugeriu essa iniciativa pessoalmente ao vereador. Angioletti também recebeu a mesma sugestão de outros itajaienses que voluntariamente plantam hortaliças em terrenos abandonados.

“O objetivo é ver todos os terrenos baldios, que só trazem transtornos para a população e a prefeitura, cultivados e limpos. Assim todos ganham: os proprietários que mantém limpo o terreno, sem despesas, e os vizinhos que viverão próximo ao local limpo e colherão alimentos saudáveis. Por fim a prefeitura, que não receberá críticas pela sujeira e nem precisará limpar terrenos baldios, um dos problemas da cidade”, comenta Rubens Angioletti.

O projeto prevê que a prefeitura faça apenas a mediação entre vizinhos e proprietários dando segurança jurídica a todos os envolvidos.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS