sexta, 19 de abril de 2024
Geral
21/11/2017 | 16:32

Programa conduzido pela Acibalc estimula o espirito empreendedor e forma jovens em Balneário Camboriú

Despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto aos estudantes de ensino médio. Com essa missão, o programa “Geração Empreendedora”, liderado pela Facisc e conduzido em Balneário Camboriú pela Acibalc, através dos Núcleos dos Jovens Empreendedores e das Mulheres Empresárias, chegou ao fim na noite de ontem, 20, com uma cerimônia de formatura para os jovens que passaram por todas as etapas do processo.

O projeto iniciou através de uma seleção com alunos do 2º ano do ensino médio, no Colégio João Goulart, e contou com três oficinas de quatro horas, que abordaram temas como o empreendedorismo, motivação, associativismo e oratória. Após esta etapa, os jovens precisaram criar um vídeo onde falaram sobre o que esperam do futuro e então passaram para a fase de mentoria individual, onde acompanharam por um dia inteiro a rotina de uma empresa associada à entidade.

A vice-presidente da Acibalc, Maria Pissaia, destacou a representatividade das mulheres, que eram maioria tanto na participação, como também na condução do projeto em Balneário Camboriú “Não poderia deixar de citar este fato, já que acabamos de comemorar o dia mundial do empreendedorismo feminino. Estamos lutando para alcançar o patamar da igualdade e é muito bacana ver isso se tornando uma realidade”, diz. Maria ainda ressaltou a importância de entender o empreendedorismo, o comprometimento e também o associativismo, conceitos tão ligados ao projeto.



Eliane Siufe, da Pousada Estaleiro Village, foi uma das mentoras na fase final e conta que a experiência foi bastante especial. “Digo que foi mágico e que eu fui muito privilegiada em poder participar e transmitir conhecimento, além de poder valorizar a nossa história, da nossa empresa. A jovem que veio até a gente era bastante curiosa e foi uma troca muito bacana. Pudemos apresentar um mundo novo de algo que, para nós, é apenas uma rotina”, diz.



Karol Pedroso, de apenas 15 anos, foi uma das jovens que participou de todas as etapas e, na ocasião, acompanhada da família, ressaltou que conseguiu ter uma noção de como é trabalhar com várias pessoas ao mesmo tempo, além da importância de elencar prioridades e da organização. “Foi um mundo de informações novas, onde passei a enxergar as coisas de outra maneira”, finaliza.  



O programa contou com a apoio da UNIVALI e foi patrocinado pela Al Invest 5.0, importante programa de cooperação internacional financiada pela União Europeia para o setor empresarial da América Latina. 

 

Crédito das fotos: Roberta Watzko


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS