quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/11/2017 | 15:31

Barcos deixam a costa brasileira e dão de cara com o frio

A segunda-feira (20) começou agitada para os barcos que disputam mais uma etapa da Volvo Ocean Race 2017-18. Depois da descida pela costa brasileira com tempo bom, as sete equipes já começam a lidar com as temperaturas mais baixas. A razão disso é aproximação aos mares do sul, ponto de passagem obrigatório da segunda etapa da volta ao mundo, disputada entre Lisboa, em Portugal, e a Cidade do Cabo, na África do Sul.

A medida em que as equipes se aproximam da famosa Latitude 40, os ventos fortes, água gelada e ondas gigantes aparecem. É o cartão de visita dos mares do sul. Na costa brasileira era tudo ao contrário!

Para dar ainda mais emoção à reta final da etapa, o Team Brunel optou por entrar no modo sigilo, ocultando assim sua posição perante aos rivais durante 24 horas. O objetivo do comandante Bouwe Bekking e de seu navegador Andrew Cape é colocar uma dúvida no MAPFRE, que lidera a etapa provisoriamente.

"Vamos fazer algum movimento. O modo sigilo permite que você fique oculto", disse Abby Ehler, do Brunel. "Entrar no modo sigilo deixa o resto da flotilha tentando adivinhar o que vamos fazer. Só esperamos que ninguém venha conosco".

Antes de ficar invisível, o Team Brunel estava em segundo lugar numa posição central no Atlântico. Os barcos enfrentam agora ventos de até 30 nós ou 55 km/h.

"Nas últimas 24 horas trocamos shorts e camisetas por roupas de tempo. Já esfriou e vai ter vento nos próximos dias. Tudo isso molhado piora muito'', contou Sophie Ciszek do MAPFRE.

A previsão é que os veleiros cruzem a linha de chegada em 26 de novembro, ou seja, 21 dias após a largada de Lisboa. O líder na classificação geral é o Vestas 11th Hour Racing, vencedor da primeira etapa da Volvo Ocean Race.

Konrad Frost/Volvo Ocean Race


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS