quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/11/2017 | 09:44

Caminhada Rota dos Navegantes estimula atividade física, prática sustentável e resgate histórico

Esporte, história e cuidado com o meio ambiente, unidos em um só evento. Os amantes de uma boa caminhada e que se interessam em conhecer mais das marcas deixadas pelos navegadores da Costa Verde & Mar (SC) estão convidados a participar da 3ª edição da Rota dos Navegantes que será realizada no sábado (11/11). Com saída da praia de Cabeçudas, em Itajaí, o trajeto terá 13,9 quilômetros no total, mesclará áreas de mata nativa e orla marítima e terminará na praia Brava, no Canto do Morcego. As inscrições estão abertas e pode ser realizadas até sexta-feira (10/11)através do site Ticket Agora.

 Durante o percurso, guias turísticos da cidade irão dar detalhes sobre os registros dos séculos passados em que navegadores cruzavam a orla da região em busca de novos vilarejos, ouro e área fértil. Também serão apresentadas informações sobre a fauna e a flora preservadas na região.

Por contar com trajeto de nível intermediário, a expectativa é que a caminhada dure cerca de cinco horas. Podem participar pessoas de todas as idades, desde que os menores estejam acompanhados dos pais ou responsáveis. O organizador do evento e coordenador de projetos do Instituto Alouatta, Paulo Cadallóra, explica que o percurso conta com desníveis e indica que os praticantes estejam acostumados a áreas de mata e com obstáculos. “Vale a pena, o visual é único e recompensador. Vamos caminhar e deixar nossas mentes navegar nas histórias da Rota dos Navegantes”, acrescenta.

Para conforto dos frequentadores, a organização sugere a utilização de roupas leves, equipamentos de segurança, protetor solar, repelente e boné ou viseira, assim como levar lanches e água para consumo no trajeto. “Vale lembrar que é um evento de conscientização ecológica também e por isso indicamos que todos tragam o seu lixo de volta para o descarte correto”, relembra Cadallóra.

Com apoio do Consórcio Intermunicipal de Turismo, a 3ª edição da Rota dos Navegantes é uma das ações de divulgação do Roteiro de Ecoturismo e Turismo de aventura da Costa Verde & Mar. A proposta nasceu em 2014 com a ideia de explorar áreas de mata e históricas entre os municípios de Balneário Piçarras, Penha e Navegantes. A 2ª edição buscou fatos históricos entre as cidades de Porto Belo e Bombinhas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS