sexta, 29 de março de 2024
Geral
19/10/2017 | 15:44

Cidasc interdita 39 pontos de cultivo de marisco no estado por suspeita de maré vermelha

A retirada, comercialização e consumo de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões está proibida em 39 regiões do litoral de Santa Catarina. Conforme nota técnica da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), foi detectada a toxina da Maré Vermelha em cultivos da localidade de Ilha João da Cunha, em Porto Belo. O local, conforme a Cidasc, foi interditado ontem e, por precaução, outros cultivos do Estado, como os da Praia Alegre e Armação de Itapocorói, em Penha.

Segundo o professor e coordenador de Maricultura da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Gilberto Manzoni, a interdição é temporária. “Serão recolhidas amostras nos cultivos de Penha para identificar se há a presença dessa toxina. Se houver, a colheita e consumo ficam interditados por um tempo. Depois, o próprio molusco faz o trabalho de depuração dessa toxina, como se fosse uma lavagem estomacal”, explicou.

O monitoramento do cultivo de marisco em Penha é feito pela Univali, em parceria com a associação de maricultores e cooperativa. Em nível estadual, esse trabalho tem a coordenação da Cidasc. Há uma empresa que faz a coleta de água e amostras periodicamente com o intuito de manter monitorado os moluscos e mexilhões produzidos no estado.

“Ninguém gosta disso [interdição]. Mas é um ponto importante que qualifica o nosso produto como monitorado. Esse fenômeno da maré vermelha pode estar ocorrendo em São Paulo e Paraná, por exemplo, e ninguém pode estar sabendo. Por isso o monitoramento de Santa Catarina é tão importante”, completou o professor.

Parcela da economia da cidade

Penha produz 1,5 tonelada de marisco por ano; a atividade representa R$ 2 milhões por ano na economia da cidade e tem em torno de 60 pessoas envolvidas no cultivo, colheita e comercialização. A única cooperativa de marisco, autorizada com selo de inspeção federal do Brasil, fica aqui na cidade.

No estado, segundo dados da Cidasc, são produzidas 18 toneladas de marisco, alcançando um faturamento em torno de R$ 30 milhões por ano.

Confira as áreas interditadas temporariamente

São Francisco do Sul
Capri
Enseada
Paulas
Estaleiro
Laranjeiras
Canal do Linguado

Penha
Praia Alegre
Armação do Itapocorói

Balneário Camboriú
Barra
Laranjeiras

Itapema
Canto da Praia

Porto Belo
Perequê
Ilha João da Cunha
Araça

Bombinhas
Zimbros
Canto Grande

Governador Celso Ramos
Cantos dos Ganchos
Calheiros
Ganchos de Fora
Fazenda Armação

Biguaçu
Tijuquinhas
São Miguel

São José
Serraria
Barreiros

Florianópolis
Praia do Forte
Sambaqui
Santo Antônio de Lisboa
Cacupé
Barro Vermelho
Freguesia do Ribeirão
Costeira do Ribeirão
Caieira da Barra do Sul

Palhoça
Barra do Aririú
Praia do Pontal
Praia do Cedro
Enseada do Brito
Passagem do Maciambú
Ponta do Papagaio

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS