sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/10/2017 | 16:26

Produção teatral promove evento "Um dia de Arco Íris no Vale do Itajaí"

Neste próximo sábado, dia 21 de outubro, acontecerá o evento “Um dia de Arco Íris no Vale do Itajaí”, promovido pela Plasticine Produções (Camboriú/SC) em parceria com a ADEH – Associação em prol dos direitos humanos com enfoque na sexualidade (Florianópolis/SC) e o Coletivo Amigos e Tribos (Bal. Camboriú/SC). A proposta é toda uma tarde de atividades artísticas, culturais e formativas realizadas pela comunidade LGBTQ+, mas direcionada para todos os públicos.

O evento contará com apresentação de drag queens, performers e dançarinos, além de palestras e rodas de conversas sobre temas como sexualidade, vida das pessoas transgêneras, o espaço da comunidade homossexual masculina e feminina, dentre outros assuntos. Também acontecerá durante toda a tarde uma feirinha de produtos confeccionados e produzidos por membros da ADEH, do Coletivo Amigos e Tribos e artistas da região. Entre esses produtos estão bandeiras da diversidade, canecas, bottons, camisetas, broches, ilustrações, zines e moda íntima destinada a pessoas transgêneras. Uma artista visual e tatuadora fará também “flash tattoos” (tatuagem no local do evento). Todos os produtos têm valor módico e a receita das vendas ajudará os feirantes na manutenção de seu trabalho, além de contribuir para com sua renda pessoal. Também serão arrecadados roupas e alimentos para a ADEH, ONG de Florianópolis que auxiliar no acolhimento de pessoas LGBTQ+ em situação de vulnerabilidade social.

“Um dia de Arco Íris no Vale do Itajaí” toma lugar na Casa da Cultura Dide Brandão e iniciará às 13h com show de abertura seguido de palestra. A programação se alterna com performances e atividades formativas e segue até às 22h. Conforme a idealizadora, Viviane de Paoli, a ideia é dar mais espaço à comunidade LGBTQ+ e seus temas e colocá-los como coordenadores e mediadores de discussões pertinentes a eles, para que se promova a educação da população para a diversidade. Os artistas também se apresentarão para reforçar o enfoque à arte e à cultura LGBTQ+, que já é uma atividade que a produtora incentiva há 2 anos.

“Precisamos desmistificar tabus e combater o preconceito e nada mais justo que um evento feito pela comunidade LGBTQ+ para todos e todas. A ideia é que informação, conhecimento e discurso não fique apenas na esfera da comunidade LGBTQ+, mas possa chegar a todas as pessoas, para promover uma real transformação em nossa sociedade. Nossas atrações são todas de classificação livre e nossa programação de palestras e rodas de conversa foi concebida para esclarecer e mostrar que, mais do que nunca, precisamos de igualdade”, diz Viviane.

Serviço:
UM DIA DE ARCO ÍRIS NO VALE DO ITAJAÍ
Dia 21 de outubro a partir das 13h (segue até 22h)
Local: Casa da Cultura Dide Brandão – Itajaí/SC
Valor dos ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia)

Realização: Plasticine Produções Artísticas e Culturais

Apoio: ADEH, Coletivo Amigos e Tribos e Restaurante Harmonia da Terra

Classificação indicativa: Livre

(Ingressos somente no dia e no local do evento)


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS