sexta, 19 de abril de 2024
Geral
10/10/2017 | 10:34

Balneário Camboriú: Procon orienta consumidores sobre as compras do Dia das Crianças

Dia 12 de outubro é o dia em que a criançada acorda ansiosa para receber presentes. Com a proximidade da data, a movimentação no comércio deve aumentar. Thabata Moreira, mãe de uma menina de dois anos, saiu nesta segunda-feira (09) para pesquisar preços e escolher um brinquedo para a pequena. “Este ano eu pretendo gastar entre R$50 e R$60 no presente da minha filha. Tenho pesquisado, mas acho que não vai dar para comprar presente para todo mundo, somente para minha filha” contou a consumidora.

Pesquisar, assim como está fazendo Thabata, é a primeira orientação que o Procon de Balneário Camboriú dá aos consumidores que querem economizar. É preciso ficar atento às condições de pagamento pois o preço dos produtos pode variar significativamente dependendo da modalidade escolhida. No caso do parcelamento, é preciso prestar atenção nos juros incluídos nas parcelas e eventual contratação de garantia estendida, situações que devem ser apresentadas ao consumidor no ato da compra.

Como os brinquedos são os principais presentes, os pais precisam ficar atentos sobre a idade indicada; instruções de uso; número de peças e o que poderá causar se for usado de maneira inadequada. Também devem observar a logomarca do INMETRO, que é obrigatória para garantir a segurança dos produtos. É recomendado observar se a matéria prima do brinquedo não é tóxica e à prova de fogo e se o brinquedo tem pontas ou articulações que possam machucar a criança. Os brinquedos importados seguem as mesmas regras dos nacionais, portanto não estão livres da determinação do Código de Defesa do Consumidor.

Quando se trata de troca de produtos é importante ressaltar que a loja não tem o dever imediato de trocar qualquer mercadoria se não estiver defeituosa, mesmo que seja objeto de presente. Portanto, não se esqueça de questionar no momento da compra quais são as condições para troca de produto. Para os casos de contratação de serviços, como parques ou “day use”, é preciso verificar as condições e período de permanência para não acabar pagando serviços a mais. Também informe-se a respeito dos itens para garantir a segurança das crianças.

Por fim, é de extrema importância ficar ainda mais atento nas compras realizadas pela internet. A modalidade é muito procurada por conta dos baixos preços, porém, é preciso ler atentamente os critérios para a compra, como características, prazo de entrega e formas de pagamento. Em caso de arrependimento, existe o prazo de sete dias para devolução a partir do recebimento do produto. Desse modo, é possível a devolução ou a troca da mercadoria, sendo que as despesas de envio devem ser suportadas pela empresa vendedora.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS