quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/10/2017 | 13:21

ITAJAÍ: Município apresenta balanço do mutirão de exames e consultas e lança mutirão de cirurgias

Em pouco mais de quatro meses, o mutirão de exames organizado pelo Município de Itajaí já atendeu quase 16 mil pessoas que necessitavam de procedimentos de ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, doppler, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma e espirometria. Além dos exames, também foram feitas quase 500 consultas com anestesiologista, dermatologista e neurologista.

As filas até 2016 para exames de ressonância magnética, tomografia, doppler de membros inferiores, espirometria e ecocardiograma foram as primeiras a serem zeradas entre os meses de julho e setembro. Atualmente, as clínicas credenciadas estão atendendo a demanda de 2017 para estes exames.

“Com o mutirão conseguimos dar agilidade ao agendamento de exames, atendendo pacientes que estavam na fila desde 2013. Hoje, já estamos marcando ressonâncias que chegaram na semana passada, por exemplo”, pontua o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Ao todo, foram realizados 15.935 exames, sendo 6.713 ultrassonografias, 3.131 dopplers, 2.378 ressonâncias magnéticas, 2.213 tomografias, 636 endoscopias, 275 colonoscopias, 304 espirometrias e 285 ecocardiogramas. O mutirão poderia ter atendido ainda mais pacientes, porém o número de faltas continua alto. Até o final do mês de setembro, foram registradas 4.913 ausências em procedimentos confirmados – esse dado representa cerca de 30% dos exames realizados até o momento.

“Reforçamos que as faltas prejudicam quem está na fila por um exame, porque acabam tirando a vaga de outro paciente que precisa do procedimento. Por isso, se a pessoa não puder comparecer deve avisar o prestador e remarcar para outra data”, salienta Dellagiustina.

Em relação às consultas especializadas, já foram realizadas cerca de 350 consultas nas áreas de dermatologia e neurologia, além de 134 consultas de anestesiologia até agosto. O índice de faltas também é significativo e gira em torno de 30%.

Para atender às demais especialidades e exames reprimidos no município, o edital de chamamento público do mutirão segue aberto até o fim do ano para que novas clínicas possam se credenciar. Inicialmente, a previsão de investimento da Secretaria de Saúde na ação era de R$ 5 milhões, porém com as faltas esse valor baixou para R$ 3,5 milhões.

Mantenha o cadastro atualizado

Se você está aguardando um dos exames atendidos pelo mutirão fique atento ao chamamento das clínicas e da Secretaria de Saúde. Muitos cadastros da fila de espera estavam desatualizados, o que dificulta o contato com os pacientes. Por isso, se você trocou de endereço ou telefone vá até a unidade de saúde mais próxima e atualize seu cadastro.

Tipos de exames (15/05 a 30/09/17) Realizados Faltas
Doppler 3131 930
Espirometria 304 95
Ecocardiograma 285 150
Ressonância Magnética 2378 195
Ultrassonografia 6713 3061
Tomografia 2213 201
Endoscopia 636 223
Colonoscopia 275 58
TOTAL 15935 4913

 

Município de Itajaí dá início a mutirão de cirurgias de média complexidade
Procedimentos serão realizados no Hospital Municipal de Massaranduba

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, na quarta-feira (4), ao mutirão de cirurgias de média complexidade no Hospital Municipal João Schreiber, em Massaranduba. Os primeiros 14 pacientes foram levados para a cidade, no início da manhã, para realizar consultas pré-operatórias. As cirurgias devem ocorrer já na próxima semana. 

“A iniciativa do município é muito boa, foi um alívio para meu marido, eu já estava apavorada com medo que a doença piorasse. O importante é a fazer a cirurgia, não importa onde”, ressalta Ana da Rocha, que acompanhou o marido Nilson na primeira viagem à Massaranduba. O paciente aguardava por uma cirurgia de hérnia desde 2015.

O termo de cooperação técnica para o mutirão de cirurgias foi assinado pelo hospital e a Secretaria Municipal de Saúde no fim de setembro. Ao todo, serão realizados 60 procedimentos por mês nas áreas de proctologia e cirurgia geral, sendo cinco por dia, três vezes por semana. 

“A parceria com o Hospital João Schreiber foi a maneira que encontramos para dar vazão à fila de espera por cirurgias de média complexidade, que é um dos nossos grandes gargalos. Com esse mutirão, conseguiremos agilizar os procedimentos e garantir o atendimento que os itajaienses tanto necessitam”, afirma o prefeito Volnei Morastoni.

O Hospital Municipal de Massaranduba vai oferecer as consultas pré e pós-operatórias e o procedimento cirúrgico. Já o município ficará responsável pelo transporte dos pacientes até o local. Farão os procedimentos na instituição apenas pacientes com baixo risco cirúrgico e sem comorbidades, respeitando a ordem da fila única. 

As cirurgias serão feitas na semana seguinte à consulta pré-operatória. Estão sendo oferecidas cirurgias de colecistectomia por vídeo, colecistectomia aberta, herniorrafias, hemorróidas, cisto pilonidal, fístula anal, exerese e extirpação de lesões, procedimentos com urologista, entre outras cirurgias gerais. Cerca de 1 mil pacientes estão na fila por uma cirurgia de média complexidade em Itajaí.

“A quantidade de cirurgias de média complexidade ofertada pelo Hospital Marieta para o município é insuficiente para atender a demanda atual. Por isso, visitamos as instalações do Hospital de Massaranduba e firmamos esse termo de cooperação técnica. O Marieta continuará fazendo as cirurgias, especialmente dos casos mais graves”, explica o secretário de saúde, Celso Luiz Dellagiustina.

O metalúrgico Bento Umbelino de Borba, que também foi atendido na primeira viagem ao hospital, diz que a população tem que aproveitar a oportunidade oferecida com o mutirão. Ele aguardava por uma cirurgia de hérnia desde janeiro de 2016. “Eu dependo do meu emprego, então não podia esperar, temos que aproveitar o mutirão”, comenta.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS