sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/09/2017 | 11:16

Hospital Marieta realiza mutirão de exames de colonoscopia neste sábado (23/9)

Neste sábado (23/9), o Hospital Marietarealiza um mutirão de exames de colonoscopia. O objetivo da ação é reduzir a fila de espera para o exame em Itajaí, além de conscientizar a população sobre o câncer de intestino, que pode ser diagnosticado a partir do exame endoscópico. Médicos da unidade hospitalar se mobilizarão para realizar 26 atendimentos no mutirão. O exame de colonoscopiaé fundamental para a identificação precoce da doença, considerada o terceiro câncer de maior frequência no Brasil.

De acordo com o médico coloproctologista do Hospital Marieta, Rafael Felix Schlindwein, os exames de colonoscopia são realizados diariamente na unidade. Apesar disso, é necessário que haja uma mobilização para reduzir o número na fila de espera. “São mais de duas mil pessoas que aguardam na fila do SUS para realizar o exame. Estamos no mês da prevenção ao câncer de intestino, então resolvemos abrir o atendimento neste sábado para aumentar o número mensal de exames que já realizados em nossa rotina diária”.

Quando detectado precocemente, o câncer de intestinopode ser tratado e curado. De acordo com o Rafael, existem inúmeras maneiras para evitar o aparecimento de lesões ou tumores no intestino que levam ao câncer. “O ideal é manter uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos. Outra dica para o bom funcionamento intestinal é a ingestão regular de água e fibras, fatores primordiais para a prevenção do câncer de intestino”, explica.

No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) era de 34 mil novos casos do câncer no último ano, sendo 16 mil homens e 17 mil mulheres. Pessoas que notarem mudança no hábito intestinal, como diarreia e prisão de ventre, desconforto abdominal e sangramento em fezes ou anal devem procurar um médico coloprogtologista com urgência.

 

Informações para a imprensa – Oficina das PalavrasFernanda Vieira


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS