quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/09/2017 | 10:56

Fórum Brasileiro de Educação Ambiental será realizado em Balneário Camboriú

De 17 a 20 de setembro, Balneário Camboriú sediará o 9º Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (FBEA) e o 4º Encontro Catarinense de Educação Ambiental (ECEA). O polo central dos eventos será o campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), mas ocorrerão atividades paralelas nos Centros Educacionais Municipais (CEMs), Núcleos de Educação Infantil (NEIs), Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, Praça do Pescador e Atelier Casa Linhares.

Nos quatro dias, serão realizadas mais de 60 atividades, como palestras, oficinas, mesas redondas, jornadas temáticas e socialização de pesquisas. São esperadas quase duas mil pessoas, de diferentes regiões do Brasil, as quais se inscreveram antecipadamente. Os eventos têm apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação, do Meio Ambiente (Semam), Turismo e Fundação Cultural.

Com o tema “Uma releitura crítica das políticas da educação ambiental brasileira”, o FBEA será um espaço para discussão e promoção de um diálogo sobre a defesa dos direitos e políticas relacionadas com a educação, meio ambiente, saúde e justiça socioambiental. O objetivo geral é fortalecer a diversidade da educação ambiental brasileira.

De acordo com a coordenadora de área do Departamento Técnico Pedagógico da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, Eliane Steuck, profissionais da educação do município foram convidados pela organização do Fórum a participarem das atividades na próxima terça-feira (19), dia de parada pedagógica na rede. O Fórum oferecerá também atividades para os agentes de alimentação e limpeza.

A Prefeitura vai promover oficinas durante os eventos (confira abaixo). A parceria do Município vai ao encontro das propostas do Programa Terra Limpa, desenvolvido desde 1998 no município. O Terra Limpa surgiu como projeto e, em 2008, virou programa por meio da Lei 2.884, que instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental. O programa, que tem gestão compartilhada entre as secretarias do Meio Ambiente e de Educação, objetiva desenvolver ações que sensibilizem a criança, o jovem e a comunidade para a conservação e preservação do meio ambiente. As ações se dão por meio de palestras, assessorias, consultorias, campanhas ambientais, entre outras atividades.

“O apoio do Município ao Fórum fortalece o Terra Limpa”, comenta a responsável pelo programa, Carla Cravo, da Semam.

O Fórum é uma realização da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), sob coordenação da Univali, com apoio da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-SC) e do Governo do Estado de Santa Catarina.

A programação completa pode ser conferida no link https://goo.gl/L5Bx6u.
Oficinas (inscrições encerradas)

- 19/09, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h 30, no CAIC Ayrton Senna da Silva: Farmácia Viva - Fitoterapia Semam, com a naturóloga Claudia Pasquale.
- 19/09, das 8h às 12h, no Parque Unipraias: A importância da observação de aves para a preservação e conservação ambiental, com o biólogo Cristiano Voitina.

- 19/09, das 14h às 17h, na Praça do Pescador (Bairro da Barra): Danças Circulares em Meio à Natureza e às Forças Indígenas, com a arte-educadora Aline Franco.

- 19/09, das 14h às 17h, no Atelier Casa Linhares: Alimentesã, com a advogada Marina de Marco


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS