quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/09/2017 | 09:49

Governo do Estado recebe delegação da União Europeia para ampliar relações comerciais

Lideranças da União Europeia estão em Santa Catarina para tratar de atuais e de novas parcerias comerciais entre o Estado e os países do bloco internacional. Na tarde desta terça-feira, 12, o governador Raimundo Colombo recebeu a delegação na sede da SC Parcerias, no Centro Administrativo, em Florianópolis. Participaram representantes de consulados, embaixadas e escritórios comerciais de países como Alemanha, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Polônia, Países Baixos, Romênia e Suécia.

“A visita de tantos países, representando a comunidade econômica da Europa, para trocar experiências e avaliar no que conseguimos avançar, representa uma grande oportunidade de desenvolvimento. Com isso conseguimos produzir mais para vender mais lá fora, gerando empregos e melhorando a economia catarinense. É uma bela oportunidade e nós estamos aproveitando ao máximo. Os resultados são sempre expressivos. Não tenho dúvidas de que as ações que estamos desenvolvendo aqui vão beneficiar a economia de Santa Catarina de uma forma especial”, destacou o governador Colombo.



>>> Mais imagens na galeria

O secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, fez uma apresentação ressaltando a força econômica de Santa Catarina, lembrando que embora o Estado tenha pouco mais de 1% do território brasileiro e 3% da população nacional, tem o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do país. Ele destacou também a boa distribuição demográfica do Estado, o que fortalece o desenvolvimento das diferentes regiões catarinenses com suas respectivas vocações. O ambiente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Estado foi apresentado pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni.

Também presente no encontro na sede da SC Parcerias, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Corte, lembrou a tradição da parceria comercial entre o Estado e a união europeia. “Esse encontro é muito importante para não só consolidar a posição que nós temos hoje, como também para ampliar as nossas relações comerciais. Entre nossos objetivos, estão aumentar a exportação de produtos com maior intensidade tecnológica e também atrair investimentos. As negociações sempre são longas, mas estamos indo bem”, avaliou.

Segundo dados da Fiesc, em relação às exportações, 17% das vendas externas catarinenses vão para a União Europeia, principal destino dos produtos do Estado, com um fluxo de US$ 1,3 bilhão em 2016. No mesmo período, Santa Catarina importou US$ 1,8 bilhão do bloco, o segundo principal fornecedor do Estado, atrás apenas da China.

Foto: Jaqueline Noceti / Secom


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS