sexta, 19 de abril de 2024
Geral
12/09/2017 | 09:50

Balneário Camboriú: Setembro Amarelo também é tema de ações no Posto de Atendimento Infantil

É com conversas e orientações durante o momento de espera para uma consulta que o Posto de Atenção Infantil (PAI), localizado no Bairro dos Municípios, realiza durante o trabalho de prevenção ao suicídio. O problema de saúde pública que ocorre por diversos motivos, muitas vezes apresenta sinais logo na infância ou adolescência e por conta disso é importante ficar atento desde cedo.

Enquanto aguardam atendimento, pais e adolescentes conversam com psicólogas do PAI sobre o tema, onde são apresentadas as principais causas e sintomas, e caso seja notado a necessidade de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, o encaminhamento é realizado de imediato. Um painel, com a frase “Diga sim à vida” também foi colocado na recepção do local, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, que atua na prevenção ao suicídio, com o intuito de chamar atenção para o assunto.

“A estrutura familiar contribui muito para o desenvolvimento da criança ou adolescente. Outro fator são problemas com a aparência, com peso ou alguma deficiência física. O bullying que estas crianças e adolescentes sofrem pode passar de uma brincadeira infantil e gerar algo mais grave, como depressão”, fala o Coordenador do PAI, Anderson Rigo a respeito das principais situações que podem acarretar problemas psicológicos e tentativas de suicídio.

Para quem necessita de apoio, também é possível contar com o auxílio dos voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV). O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias. Para mais informações, acesse o site www.cvv.org.br.

Sobre o Setembro Amarelo

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculada ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Em Balneário Camboriú a campanha encabeçada pela Associação Catarinense de Psiquiatria tem a parceria do CVV local e do CDL Mulher.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS