quinta, 18 de abril de 2024
Geral
11/08/2017 | 10:22

Mais de 30 servidores municipais recebem capacitação sobre a ID Jovem

A primeira capacitação sobre a Identidade Jovem em Itajaí ocorreu na quarta-feira, dia 09, no plenarinho da Câmara de Vereadores, e contou com mais de 30 servidores municipais além de dois profissionais do Procon. O evento, que marcou a implementação da ID Jovem na cidade, teve a participação do vereador Thiago Morastoni (PMDB), que é padrinho da iniciativa, da secretária da Criança, Adolescente e Juventude, Christiane Stuart e representantes da Secretaria Nacional de Juventude, que ministraram o curso.

A capacitação serviu para auxiliar servidores que atenderão jovens aptos a fazer o documento além de serem replicadores de conhecimento em suas secretarias. Foi possível sanar dúvidas práticas do cotidiano de cada um desses profissionais.

"Foi um momento muito bacana. Assim conseguimos responder perguntas e interagir com quem terá esse primeiro contato com o jovem, o que é muito importante”, explica o consultor da Secretaria Nacional da Juventude Michel Sombrio.

A ID Jovem é um documento para jovens com renda familiar de até dois salários mínimos, que garante uma série de benefícios. Com ela, o jovem conseguem meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e até vagas gratuitas em transporte interestadual.

 

“Gosto muito do exemplo prático de que a Identidade Jovem possibilita que jovens prestem vestibular em outros estados graças à gratuidade da passagem. Ficamos sabendo também de um caso em que o treinador conseguiu enviar toda a equipe para um torneio de xadrez fora de seu estado”, comenta o vereador Thiago Morastoni.

 

Itajaí é uma das primeiras cidades no país a contar com um projeto de implementação da ID Jovem. Um mapeamento prévio revelou que a cidade possuiu hoje cerca de 3,5 mil jovens em condições de fazer a ID. Outro ponto relevante é que não é necessário ser estudante para fazer o documento, auxiliando também quem teve de deixar a escola.

 

Lançamento

No próximo dia 22 de setembro haverá em Itajaí o grande lançamento da ID Jovem, com a participação de quem foi capacitado, jovens do município e autoridades. O local ainda será definido, mas a relevância desse evento está em tornar o documento de conhecimento público. “A ID é absolutamente fácil de ser emitida. Para quem tem smartphone, por exemplo, é possível fazer tudo por meio de um aplicativo e tê-la sempre à mão”, esclarece o vereador.

 

Condições para fazer a ID Jovem

·         Ter entre 15 e 29 anos (o benefício também vale para não estudantes)

·         Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (com cadastro atualizado há pelo menos 24 meses)

·         Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.

·         Ter renda familiar de até dois salários mínimos

·         Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na sua Carteira de Trabalho, no aplicativo da ID Jovem.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS