sexta, 29 de março de 2024
Geral
09/08/2017 | 13:27

Médicos do Hospital Ruth Cardoso participam de formação sobre procedimentos no atendimento de casos de raiva e tétano

Durante todo o ano, os profissionais do Hospital Municipal Ruth Cardoso participam de encontros de formação continuada. Nesta terça-feira (08) foram abordados dois temas de palestras “Epidemiologia e Profilaxia da Raiva” e “Profilaxia do Tétano”. 

O foco da palestra sobre raiva foi apresentar a conduta recomendada diante dos atendimentos antirrábicos humano, esclarecendo em quais casos a vacina e o soro antirrábicos devem ser utilizados. Quanto ao tétano, foram apresentados dados sobre a prevalência no estado, as condutas que devem ser tomadas diante de fatores de risco e como proceder o tratamento.

A raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, raposas, morcegos e também o homem. O vírus ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. A transmissão ocorre quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.

O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico, que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro. O tétano decorrente de acidentes se manifesta por aumento da tensão muscular geral. A transmissão ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas.

A Secretaria de Saúde orienta a população que em casos de acidente com mordedura ou arranhadura envolvendo mamíferos, deve-se procurar uma unidade de saúde para que sejam tomadas as devidas providências. Todos os acidentes são notificados e investigados pela Vigilância Epidemiológica.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS