sexta, 29 de março de 2024
Geral
09/08/2017 | 13:20

Gandhi Martinez e Leo Garcia são as atrações desta quarta no ITAJAZZ Grandes Encontros

O ITAJAZZ – Grandes Encontros desta quarta, 09/08, traz o trabalho autoral do jovem pianista Gandhi Martinez, e do veterano instrumentista e compositor Leo Garcia, a partir das 21 horas, no Mercado Público de Itajaí. O ITAJAZZ – Grandes Encontros acontece segue até11 de agosto, no Mercado Público de Itajaí, sempre com dois super shows por noite, seguidos de jam session. A entrada é franca.

Gandhi Martinez (piano) se apresenta com Guilherme Ledoux (bateria), Juamp Carranza (baixo acústico), Matheu Moresco (vibrafone) e Sebastiàn Cavallaro (sax alto). Já Leo Garcia (guitarra) é o convidado do Grandes Encontros com a Banda Itajazz.  

Na quinta (10) o público irá conferir a frequência e composições alternativas do Música Orgânica, e a experiência do guitarrista Mario Conde. O Quinteto Enraizados mescla diversos ritmos sul-americanos, e o trompetista Daniel D´Alcantara e Banda Itajazz encerram os Grandes Encontros, na sexta (11).      

Primeiro evento do gênero em Itajaí, há 22 anos o Itajazz promove Grandes Encontros. Em 2017 a programação vem recheada de música autoral e standards de jazz e música popular brasileira, divididos na Mostra Regional, que abre as noites, onde os compositores estarão acompanhados de suas formações, e nos Grandes Encontros, formato em que o artista convidado se apresenta com a Banda Itajazz mesclando temas autorais e clássicos do jazz.

A Banda Itajazz formada por Peninha – bateria; Arnou De Melo – contrabaixos; Daniel Montero - violão e guitarra; Evandro Hasse – trompete, trombone, saxofone e flauta; Rubens Azevedo - saxofone e flauta; Willian Goe – percuteria; Giovanni Sagaz – piano; e Louise Lucena – voz, também fará a abertura datradicional Jam Session, todos os dias a partir das 23 horas. Na sequência o palco fica aberto para os músicos presentes interagirem num festival de técnica e improviso.

O ITAJAZZ – Grandes Encontros é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Itajaí Prefeitura de Itajaí e APM Terminals.

 

CHAPÉU SOLIDÁRIO PARA O MÚSICO ALEXANDRE RIBEIRO

Não haverá cobrança de ingresso ou couvert artístico, no entanto, em solidariedade a um dos maiores clarinetistas da atualidade, o músico Alexandre Ribeiro (SP), será passado o tradicional chapéu. Ale Ribeiro está enfrentando o desenvolvimento de alguns tumores nas regiões lombar e torácica da medula espinhal. O único método possível de recuperação é cirúrgico, muito provavelmente seguido de radioterapia e, possivelmente, também quimioterapia, e o tratamento custará mais de R$ 100.000,00. O dinheiro arrecadado nas quatro noites de Itajazz será destinado ao tratamento. Músicos de todo o Brasil têm feito este tipo de ação para ajudá-lo.

 

ITAJAZZ – A ORIGEM

No início dos anos 90 um grupo de amigos, que já vivia profissionalmente de música, foi para os Estados Unidos aprofundar seus conhecimentos musicais e tocar em casas de shows de New York, Las Vegas e Los Angeles. Apaixonados pelo jazz, quando voltaram ao Brasil deram início a um movimento que gerou o ITAJAZZ e foi precursor do Festival de Música de Itajaí.

Em 1992 os músicos Carlinhos Niehues, Arnou de Melo, Renato Rangel, Peninha e Louise Lucena, reuniam-se em casa para fazer releituras da Música Popular Brasileira e standards de Jazz. Depois de um ano tocando entre eles, decidiram procurar um lugar para mostrar o trabalho ao público. Tinha início em 1993 as quartas de Jazz no Célio´s Club. Em 1996, o projeto se consolidou como ITAJAZZ e passou a promover encontros com grandes nomes da Música Brasileira como Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Beto Lopes, Renato Borghetti, Guinha Ramires, Bebe Kramer, Jorginho do Trompete, Ana Paula da Silva, Luiz Meira, Dr. Cipó, Sandro Haick, João Pedro Teixeira e Sergio Coelho.

 

GANDHI MARTINEZ QUINTETO  

Gandhi Martinez é compositor e pianista. Iniciou seus estudos de piano ainda na infância quando morava com sua família na cidade de São Paulo e já na adolescência começou a tocar na noite paulistana com seu pai Clóvis Martinez, que também é músico. Em Santa Catarina graduou-se em Licenciatura em Música (UNIVALI - Itajaí) e atualmente cursa Mestrado em Composição Musical (UDESC - Florianópolis). Já fez aulas e workshops com referências musicais como Hermeto Pascoal, Guinga, André Marques, André Mehmari, Nelson Ayres, Arismar do Espírito Santo, Fábio Torres, Laércio de Freitas, Marco Pereira, Alegre Corrêa, Turi Collura entre outros. Possui um CD e dois DVDs gravados com composições autorais, sendo que o CD ‘Em meio Há tudo’ figurou na lista dos 21 melhores álbuns de música instrumental de 2015 elaborada pelo crítico musical Ed Félix (site embrulhador.com). 

Atualmente, com o ‘Gandhi Martinez Quinteto’, o músico apresenta algumas músicas do seu mais recente DVD, que foi gravado no mirante do Parque Unipraias em Balneário Camboriú, mas também trás algumas composições inéditas. O time de músicos que o acompanha é formado por Guilherme Ledoux (bateria), Juamp Carranza (baixo acústico), Matheu Moresco (vibrafone) e Sebastiàn Cavallaro (sax alto).

 O tempero e a essência da música brasileira são elementos muito evidentes neste trabalho, principalmente o choro e a bossa nova, porém há muito diálogo com a música latina, o jazz e a música erudita. Portanto, as composições não se prendem a conceitos estilísticos estáticos, elas refletem nitidamente as influências musicais do compositor de maneira sensível e espontânea. O trabalho de Gandhi Martinez acompanha o olhar contemporâneo do fazer artístico onde não existem fronteiras que limitam a criatividade. Suas composições vêm construindo uma identidade poética cada vez mais marcante e inconfundível.

 

SITE:

www.gandhimartinez.com

 

FACEBOOK:

https://www.facebook.com/GandhiMartinezMusic 

 

LINKS PARA MÚSICAS:

 

Gandhi Martinez - DVD ao Vivo

https://www.youtube.com/watch?v=wHzkJbGcxKY

 

Gandhi Martinez - EL SOL - DVD ao Vivo

https://youtu.be/nDfxGZT8MpY?t=121

 

 

----------------------------------------------------------

 

LEO GARCIA

Leo Garcia,natural de Porto Alegre, é radicado em Florianópolis desde 1997, e seu trabalho vem influenciando e contribuindo para a formação de muitos músicos locais, seja através de sua atuação como instrumentista e compositor, ou como professor em diversas instituições de ensino musical, entre elas a UDESC, onde lecionou por oito anos diversas disciplinas teóricas e práticas nos cursos de graduação em Música.

Com sólida vivência internacional, já se apresentou em palcos de diversos países da Europa. Em 2011 realizou duas turnês pela Itália, a primeira a convite da cantora/compositora norte-americana Elisabeth Cutler, e a segunda a convite de músicos italianos, atuando em mais de vinte apresentações por todo o país.

Construindo sua carreira por muitos anos como violonista/guitarrista, vem ultimamente consolidando seu trabalho como pianista/tecladista, concentrando-se no seu trabalho autoral, através do Leo Garcia Trio, juntamente com Cristian Faig (flauta, escaleta, voz, percussão), e Pablo Lazarte (violão). Este trabalho propõe uma combinação única de diversos estilos musicais, onde se mistura elementos das músicas tradicionais de seus países de origem Brasil e Argentina, filtrados pela ótica do jazz e do pop, entre outros gêneros denominadores comuns na formação musical dos três músicos. Atuando juntos desde o início deste ano, recentemente realizaram shows no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), e no Jurerê Jazz Festival 2017.

Convidado a participar do Itajazz - Grandes Encontros, Leo Garcia irá apresentar parte de seu trabalho de compositor, além de releituras de standards do jazz, pop e música brasileira.

 

SITE:

http://leogarciamusic.com/pt/inicio

 

FACEBOOK:

https://www.facebook.com/leogarciamusic

 

LINKS PARA MÚSICAS:

 

Leo Garcia - SCENERY (2016)

https://www.youtube.com/watch?v=uOUMCStI_ig

 

Leo Garcia - LIQUID LIGHTS (2014)

https://www.youtube.com/watch?v=FqzVM5J-Rg8


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS