quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/08/2017 | 12:33

Programa da APAE de Itajaí é reconhecido como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e pela ONU

O Programa de Apoio Materno Infantil de Itajaí (PAMII), desenvolvido pela APAE de Itajaí, acaba de ser certificado pelo Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), como uma Tecnologia Social de interesse público. Das 735 iniciativas inscritas, apenas 13 foram classificadas para receber a certificação na área da saúde. Esta é a nona edição da premiação, que tem o objetivo de levantar projetos sustentáveis que possam ser reaplicados em diversas comunidades.

O PAMII tem como objetivo prevenir, minimizar e superar deficiências e atrasos  no desenvolvimento em bebês e crianças de 0-4 anos, funcionando em um ônibus adaptado como sala de atendimento móvel que percorre todas as regiões do município de Itajaí. Foi criado pela pedagoga Patricia Debrassi em 2010 e adaptado para esta seleção pelo coordenador de projetos da APAE, Maikon Dias.  

Para a presidente da instituição, Karen Fantini, trabalhar na prevenção é essencial para que bebês e crianças não venham a desenvolver deficiências secundárias, que não são de origem genética, mas ocasionadas pela falta de cuidado e estimulação adequados. Karen informa ainda que a inscrição do programa neste prêmio foi recomendada pessoalmente pelo prefeito da cidade, o pediatra Volnei Morastoni, por meio de carta oficial que fez parte dos documentos analisados pela Fundação Banco do Brasil.

Com a certificação, O PAMII passa a compor o Banco de Tecnologia Social (BTS) da Fundação BB, que agora conta com 995 iniciativas aptas para reaplicação. O BTS é uma base de dados online, que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. Neste banco, todas as tecnologias sociais podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, dentre outros parâmetros de pesquisa. Para consultar o banco basta acessar o endereço eletrônico: tecnologiasocial.fbb.org.br. Também é possível consultar este banco de dados por meio do aplicativo de celular "Banco de Tecnologias Sociais", disponível para aparelhos Android e IOS.

Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Soares, a certificação de um projeto com o selo "Certificada Fundação BB" garante mais visibilidade para a iniciativa, além de fortalecer o conceito para sua reaplicação em outras localidades do país. "Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas através do reconhecimento e da reaplicação de tecnologias sociais que já deram certo em diversas localidades. Aproximamos a sabedoria popular ao conhecimento técnico para proporcionar o desenvolvimento social em escala", explicou. 

A próxima etapa do Prêmio está prevista para o dia 15 de agosto, com a divulgação dos projetos finalistas. Já as propostas vencedoras serão anunciadas na cerimônia de premiação, em novembro. Esta edição tem a cooperação da Unesco no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS