sexta, 19 de abril de 2024
Geral
03/08/2017 | 10:04

Balneário Camboriú: Arrancadão de Canoas Artesanais ocorre na Praia de Laranjeiras neste domingo

Depois de três meses de trabalho na pesca da tainha, os pescadores de Balneário Camboriú se confraternizam na Praia de Laranjeiras neste domingo (06), no 1º Arrancadão de Canoas Artesanais.

O evento começa às 8h30, no meio da Praia, e contará com disputas, gincanas e apresentações culturais. As competições são para pescadores, mas o público em geral pode acompanhar as brincadeiras e os shows, gratuitamente. As apresentações culturais serão realizadas no Barra Bar Hostel (Avenida Interpraias, 284), à tarde (confira a programação completa abaixo).

A atração principal é o Arrancadão de Canoas, que dá nome à confraternização. A prova, com início previsto para as 10h30, consiste em uma disputa entre duas canoas por vez, de um total de oito inscritas. Embarcados, estarão de três a quatro pescadores. A remo, eles terão de movimentar a canoa como se estivessem cercando a tainha. Vencerá e passará para as etapas seguintes a embarcação que executar o trecho e encostar primeiro a proa na areia.

“Tivemos a ideia de fazer o arrancadão para fortalecer a pesca da tainha, para que essa tradição continue com as gerações mais novas”, comenta Joabe Linhares, que, em conjunto com Ronan Pinheiro e Laércio Demétrio, idealizou o evento. O período da pesca da tainha teve início em 1º de maio e terminou em 30 de julho.

Também ocorrerão gincanas, como a do pescador mais novo e mais velho. Os trabalhadores do mar participarão ainda de competições de arremesso de tarrafa e de provas de versos improvisados sobre a pesca, entre outros torneios.

Os vencedores, dependendo da colocação e da competição, ganharão prêmios como troféu, medalha, camisetas, capa de chuva e ingressos para o Parque Unipraias e Barco Pirata.

O 1º Arrancadão de Canoas Artesanais é realizado pelo Barra Bar Hostel e Colônia de Pescadores Z7, com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, Fundação Cultural, Fundação Municipal de Esportes, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e empresas.

Agende-se
O que: 1º Arrancadão de Canoas Artesanais
Quando: domingo (06), das 8h30min às 19h
Onde: Praia de Laranjeiras e Barra Bar Hostel
Quanto: gratuito


PROGRAMAÇÃO

Praia de Laranjeiras:
8h30: Apresentação das Canoas
9h: Cabo de guerra
9h15: Competição de Arremesso de Tarrafa
9h30: Concurso canoa mais conservada e pescador mais jovem e mais antigo
10h: Competição de verso
10h30: Arrancadão de Canoas
Barra Bar Hostel:
12h: Almoço
12h30: Rodrigo Gatto (voz e vilão)
13h30: Premiação
14h: Terno de Reis de Taquaras – Cantores da Paz
14h: Torneio de dominó
15h30: Stand-up “As Aventuras de Darci”, com Moriel Adriano Costa
17h Rasta Trio (Reggae music) -
16h30: Tiago Costa (voz e violão)
19h: DJ Alessandro Borba (encerramento)


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS