sexta, 29 de março de 2024
Geral
27/07/2017 | 10:46

ITAJAZZ Grandes Encontros celebra os 100 anos do Jazz e do Mercado Público de Itajaí

No ano que marca o centenário do Jazz e da inauguração do Mercado Público de Itajaí, o ITAJAZZ volta a ser realizado neste espaço, considerado pelos “peixeiros” como um pavilhão cultural. De 8 a 11 de agosto, o público poderá conferir dois super shows por noite, seguidos de jam session, a partir das 21 horas.

Primeiro evento do gênero em Itajaí, há 22 anos o Itajazz promove Grandes Encontros. Em 2017 a programação vem recheada de música autoral e standards de jazz e música popular brasileira, divididos na Mostra Regional, que abre as noites, onde os compositores estarão acompanhados de suas formações, e nos Grandes Encontros, formato em que o artista convidado se apresenta com a Banda Itajazz mesclando temas autorais e clássicos do jazz.

Na terça (8) o premiado acordeonista Bruno Moritz traz o seu trabalho em formato trio, e o grande encontro acontece entre o timbre inconfundível de Lily Blumerants e a Banda Itajazz. O jovem pianista Gandhi Martinez apresenta suas composições com seu quinteto, e o veterano instrumentista e compositor Leo Garcia, na guitarra, são as atrações da quarta (9). A frequência e composições alternativas do trio Música Orgânica, e a experiência do guitarrista Mario Conde dão a tônica da noite de quinta (10). Na sexta (11), o Quinteto Enraizados mescla diversos ritmos sul-americanos, e o trompetista Daniel D´Alcantara e Banda Itajazz encerram os Grandes Encontros.       

A Banda Itajazz formada por Peninha – bateria; Arnou De Melo – contrabaixos; Daniel Montero - violão e guitarra; Evandro Hasse – trompete, trombone, saxofone e flauta; Rubens Azevedo - saxofone e flauta; Willian Goe – percuteria; Giovanni Sagaz – piano; e Louise Lucena – voz, também fará a abertura da tradicional Jam Session, todos os dias a partir das 23 horas. Na sequência o palco fica aberto para os músicos presentes interagirem num festival de técnica e improviso.

O ITAJAZZ – Grandes Encontros é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Itajaí Prefeitura de Itajaí e APM Terminals, e as apresentações iniciam às 21 horas, no Centro de Cultura Popular (Mercado Público Velho de Itajaí), Praça Félix Busso Asseburg, Centro, Itajaí/SC, com entrada franca.

  

CHAPÉU SOLIDÁRIO PARA O MÚSICO ALEXANDRE RIBEIRO

Não haverá cobrança de ingresso ou couvert artístico, no entanto, em solidariedade a um dos maiores clarinetistas da atualidade, o músico Alexandre Ribeiro (SP), será passado o tradicional chapéu. Ale Ribeiro está enfrentando o desenvolvimento de alguns tumores nas regiões lombar e torácica da medula espinhal. O único método possível de recuperação é cirúrgico, muito provavelmente seguido de radioterapia e, possivelmente, também quimioterapia, e o tratamento custará mais de R$ 100.000,00. O dinheiro arrecadado nas quatro noites de Itajazz será destinado ao tratamento. Músicos de todo o Brasil têm feito este tipo de ação para ajudá-lo.

 

ITAJAZZ – A ORIGEM

No início dos anos 90 um grupo de amigos, que já vivia profissionalmente de música, foi para os Estados Unidos aprofundar seus conhecimentos musicais e tocar em casas de shows de New York, Las Vegas e Los Angeles. Apaixonados pelo jazz, quando voltaram ao Brasil deram início a um movimento que gerou o ITAJAZZ e foi precursor do Festival de Música de Itajaí.

Em 1992 os músicos Carlinhos Niehues, Arnou de Melo, Renato Rangel, Peninha e Louise Lucena, reuniam-se em casa para fazer releituras da Música Popular Brasileira e standards de Jazz. Depois de um ano tocando entre eles, decidiram procurar um lugar para mostrar o trabalho ao público. Tinha início em 1993 as quartas de Jazz no Célio´s Club. Em 1996, o projeto se consolidou como ITAJAZZ e passou a promover encontros com grandes nomes da Música Brasileira como Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Beto Lopes, Renato Borghetti, Guinha Ramires, Bebe Kramer, Jorginho do Trompete, Ana Paula da Silva, Luiz Meira, Dr. Cipó, Sandro Haick, João Pedro Teixeira e Sergio Coelho.

 

100 ANOS DE JAZZ

O jazz tem muitos paralelos com o samba. Dois gêneros musicais que surgiram como forma de manifestação dos Africanos trazidos para o Continente Americano como escravos, ambos são símbolos dos seus países, foram fomentados no mesmo período histórico (final do século 19) e poucos meses separam seus primeiros registros fonográficos. O samba “Pelo Telefone”, composto por Donga foi registrado no final de 1916, e o primeiro disco de jazz foi gravado pela Original Dixieland Jass Band,  no início de 1917, com duas faixas “Dixie Jass Band One Step” e “Livery Stable Blues”.

 

100 ANOS DO MERCADO PÚBLICO DE ITAJAÍ

O Mercado Público de Itajaí, com arquitetura eclética, foi inaugurado em 1 de janeiro de 1917, na antiga “praia do rio”, hoje Praça Félix Busso Asseburg. Em 1936 o prédio sofreu um incêndio e, durante sua reforma, alguns aspectos da arquitetura foram modificados e adaptados ao estilo art déco. Após algumas intervenções, é reaberto no final de 1997, quando passa a ser chamado de Centro de Cultura Popular. O local, administrado pela Fundação Cultural de Itajaí, é tombado pelo patrimônio histórico municipal e estadual. Após ó último restauro, reabre ao público em 15 de junho de 2013. O Mercado Público reúne arquitetura; história; artesanato; tradições populares; gastronomia típica luso-açoriana e do litoral catarinense; exposições e interferências de diversos segmentos artísticos (literatura, dança, teatro, cinema e artes visuais), e uma Mostra do que há de melhor na Produção Musical de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS