sábado, 20 de abril de 2024
Geral
14/07/2017 | 10:03

Itajaí inicia a implementação da ID Jovem

Se você tem entre 15 e 29 anos e renda familiar de até dois salários mínimos tem o direito à Identidade Jovem. A ID Jovem possibilita meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e até vagas gratuitas em transporte interestadual. O documento já está sendo emitido para os itajaienses.

Um mapeamento prévio da Secretaria Nacional de Juventude revelou que Itajaí possui mais de 3,5 mil jovens em condições da fazer a ID Jovem. A identidade não requer que o jovem seja estudante e a solicitação é muito mais simples, pois pode ser feita por meio de aplicativo no celular.

“É um mecanismo rápido e seguro. Basta o jovem estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses”, explica o padrinho da ID Jovem em Itajaí, vereador Thiago Morastoni.

Como o programa ainda é pouco conhecido na cidade, o vereador articulou junto com a Secretaria da Criança, Adolescente e Juventude a vinda de profissionais do governo federal para auxiliar nessa implementação. Uma capacitação de servidores de várias secretarias que irão auxiliar no cadastramento já está marcada para o dia 09 de agosto.

“Estaremos juntos capacitando essas pessoas das secretarias da Criança e do Adolescente, Desenvolvimento Social, Comunicação, Cultura, Procon e outras pastas para que possam sanar as dúvidas dos jovens interessados. Num segundo momento teremos ainda um grande lançamento”, explica o consultor da Secretaria Nacional de Juventude, Marcos Correia.

“Muitas vezes não nos damos conta do quanto alguns benefícios podem facilitar a vida dos nossos jovens. A gratuidade da passagem, por exemplo, possibilita que se preste vestibular em outros estados. Houve casos de jovens que conseguiram participar de competições esportivas importantes graças também a esse benefício”, completa o padrinho da ID Jovem em Itajaí.

Condições para fazer a ID Jovem

·  Ter entre 15 e 29 anos (o benefício também vale para não estudantes)

·    Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal ( com cadastro atualizado há pelo menos 24 meses)

·  Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.

·    Ter renda familiar de até dois salários mínimos

·  Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na sua Carteira de Trabalho, no aplicativo da ID Jovem.

Mais informações em: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx

 

Foto: Divulgação
Legenda: O vereador Thiago Morastoni com adolescentes replicadores de informações no município e membros da Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS