sexta, 29 de março de 2024
Geral
28/06/2017 | 09:54

Cinco toneladas de tainha serão servidas neste sábado para população

A pesca faz parte da economia, da cultura e da história de Itajaí. Para encerrar a intensa programação que celebra os 157 anos do município, será resgatada a tradicional Festa da Tainha. Sábado (01) o entorno do Mercado Público será fechado com barracas para servir, gratuitamente, cinco toneladas do pescado mais esperado da estação. A festa será das 10h às 15h embalada por apresentações musicais.

Assada, frita, recheada, com ova. A tainha é um peixe versátil e saboroso de todas as formas. Ao todo, serão 30 barracas comandadas por secretarias municipais e entidades que farão o preparo do peixe. As cinco toneladas servidas à população foram doadas por 11 instituições. Haverá mesas para acomodar a população e garantir a apreciação do almoço típico.

De acordo com o organizador da programação de aniversário de Itajaí e superintendente da Fundação Cultural, Normélio Pedro Weber, a festa é o ponto das comemorações pelo caráter democrático e cultural que carrega. “A população terá acesso gratuito ao símbolo da nossa tradição pesqueira. Será o resgate de uma grande festa”, comemora.

O secretário Municipal de Pesca e Aquicultura, Valmir Victorino Junior, responsável por conseguir as doações de tainha para a festa, ressalta que os pescados precisam estar presentes na mesa dos itajaienses de forma acessível. Este é um dos objetivos, inclusive, do Caminhão do Peixe que voltou a circular todas as semanas pelos bairros após sete meses parado.

Como ficará o trânsito

A partir do meio-dia de quinta-feira (29), o trânsito no entorno do Mercado Público sofrerá alterações para os preparativos da Festa da Tainha. Quem segue pela avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio, deverá desviar pela rua Joinville para ir rumo ao centro e ao ferry-boat.

Na sexta-feira às 8h, a rua Olímpio Miranda Junior será bloqueada na esquina com a rua Lauro Muller. O condutor que deseje ir rumo ao centro ou ao ferry-boat, deverá antecipar a conversão e dobrar na rua Quinze de Novembro. Para seguir no sentido ao bairro Fazenda, basta seguir pela rua Lauro Müller.

A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) sinalizará os locais com cones, cavaletes e haverá orientação com agentes. As ruas ficarão bloqueadas até domingo, quando as tendas deverão ser desmontadas e o tráfego liberado.  

Quem doou

- 4 Mares
- Brasil Sul Pescados
- Cais do Atlântico
- Carioca Pescados
- Costa Sul Pescados
- Força Sindical
- Gomes da Costa
- Rio Pesca
- Sindipi
- Sintrapesca
- Vitalmar


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS