quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/06/2017 | 09:40

ITAJAÍ oferece grupos terapêuticos e consultas homeopáticas

As práticas integrativas e complementares têm ganhado cada vez mais espaço no Sistema Único de Saúde (SUS). Itajaí, por exemplo, oferece gratuitamente à população grupos terapêuticos de Do-in, Relaxamento e Lian Gong, além de consultas homeopáticas. Neste mês, o município também recebeu o reforço de dois novos homeopatas para atender diariamente a comunidade.

“A homeopatia é uma especialidade, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira, que auxilia a solucionar diversos problemas. Na rede pública municipal, temos homeopatas capacitados para atender todas as faixas etárias através de uma abordagem que visa recuperar a saúde do indivíduo avaliando-o integralmente", explica a coordenadora Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS), Leslie Kobarg Cercal Patrianova.

É no CEPICS, localizado ao lado do CRESCEM, que são oferecidas as Práticas Integrativas e Complementares disponíveis no município, como Homeopatia, Acupuntura e os Grupos Terapêuticos. As práticas são técnicas que visam promover a saúde, seja na prevenção, tratamento ou cura, considerando o indivíduo como um todo. Esses recursos terapêuticos são acessíveis, gratuitos e prestados por profissionais habilitados para pessoas das mais diversas idades.

O CEPICS foi inaugurado em 2008 pelo prefeito Volnei Morastoni e tem cadastrados 5.312 usuários. "Nossa meta é a ampliação do serviço, o acesso seguro e de qualidade a práticas não-convencionais antes restritas à rede privada", destaca a coordenadora Leslie.

Grupos terapêuticos

A professora aposentada Valcyr Pereira Tormena, 81 anos, é uma das pacientes do CEPICS. Desde 2009, ela participa dos grupos de Do-in no município. “Eu já conhecia essa técnica por causa da ioga, ela ajuda a acalmar as dores momentaneamente. Para cada coisa tem um ponto específico que você deve massagear, eu uso muito o respiratório e ensino as pessoas a usar. Gosto de frequentar o grupo porque você sai sempre sorrindo”, conta.

Os grupos terapêuticos oferecidos no CEPICS são gratuitos e abertos à comunidade. O grupo de Do-in ocorre nas quintas-feiras, das 8h às 9h, o grupo de Lian Gong acontece às sextas-feiras, das 8h às 9h, e a prática corporal de Relaxamento é oferecida nas quartas-feiras, das 8h às 9h. Além disso, o centro oferece consultas de acupuntura e possui convênio com a Farmácia Homeopática Vis Nature, no Centro de Itajaí, para atendimento à comunidade.

Os agendamentos para consultas de homeopatia podem ser feitos diretamente no CEPICS. Já as consultas de acupuntura precisam de encaminhamento médico das unidades de saúde. O centro está localizado na Avenida Marcos Konder, 740, Centro, ao lado do CRESCEM. Telefone: 3908-6027.

Conheça as práticas complementares oferecidas pelo município:

Lian Gong: Consiste na prática de exercícios corporais. Sua finalidade é terapêutica, prevenindo e tratando as dores do corpo e outros males como ansiedade, estresse, má respiração e problemas de pressão.

Do-in: São técnicas de automassagem de origem chinesa, que utiliza os pontos energéticos do corpo humano. É uma técnica curativa, preventiva e que pode ser praticada todos os dias.

Relaxamento: É uma técnica física que auxilia nos estados de estresse, tensão muscular ou ainda um meio revigorante, que atua beneficamente sobre a saúde física, mental e emocional, através de um ato consciente e dirigido. O relaxamento é baseado na consciência corporal e no reequilíbrio do tônus, influenciando assim de forma significativa no desempenho funcional destes indivíduos.

Homeopatia: A homeopatia é um sistema médico que atua por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos, com o intuito de reequilibrar a energia vital dos pacientes. É considerada ainda um tratamento preventivo e curativo. O objetivo dos medicamentos homeopáticos é estimular o sistema imunológico para restaurar o equilíbrio energético. A homeopatia é indicada para problemas do trato gastrointestinal, ginecológicos, dermatológicos, respiratórios, emocionais, entre outros.

Acupuntura: Modalidade terapêutica milenar que utiliza agulhas para liberar substâncias químicas no organismo, com efeito analgésico e/ou anti-inflamatório para aliviar as dores e outros sintomas. É indicada para tratar mais de 40 doenças, como sinusite, rinite, resfriado, amigdalite, dor no peito e palpitações, asma crônica, ansiedade, entre outras.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS