quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/06/2017 | 10:19

Falso cupom de desconto da Uber faz milhares de vítimas; entenda e saiba evitar

Em tempos de crise, muitas empresas enviam códigos promocionais por e-mail e, ao mesmo tempo, ano após ano cresce exponencialmente a procura de cupons de desconto por consumidores que querem economizar nas compras presenciais e online do dia a dia. Porém, o que poderia ser uma boa oportunidade para lojas, serviços e clientes vira alvo de golpe por criminosos digitais que passaram a enviar falsos cupons de desconto por e-mail, geralmente com benefícios em marcas populares e de uso ou compra recorrente, potencializando a disseminação da falsa informação e o número de vítimas.

No sábado (17), usuários relataram ter recebido um e-mail com código de 100 reais da Uber e, ao clicarem no link da mensagem, o usuário é redirecionado para uma página de cadastro semelhante a da Uber na qual é convidado a inscrever-se no serviço para receber o desconto, fornecendo informações como nome, telefone, CPF, e-mail e cartão de crédito para, então, obter o suposto benefício. Após efetuado o “cadastro”, a página maliciosa envia o usuário para o site oficial da Uber, confundindo o usuário.

Segundo a ESET, empresa especialista em segurança online, mais de 40 mil pessoas já caíram no golpe até a terça (20) e, considerando o volume de mais de 100 mil buscas mensais por cupons e promoções da Uber e a viralização da promoção por mídias sociais e serviços de mensagens, o golpe ainda pode atingir uma quantidade muito maior de vítimas.

A prática de clonar uma página de outra loja ou serviço é denominada pishing e, considerando a quantidade de usuários desatentos, infelizmente é muito comum e, para evitá-la, o usuário deve verificar o cadeado de segurança no navegador (ao lado esquerdo na barra de endereço da página) e o endereço do site que está acessando.

“Os códigos promocionais da Uber disponíveis em sites de cupons ou na própria Uber geralmente são válidos somente para a primeira viagem e o usuário pode baixar o aplicativo da Uber e inserir o código no próprio app, sem precisar acessar um site e correr riscos desnecessários”, aconselha Thiago Rodrigo Alves Carneiro, responsável pelo marketplace A vida é feita de Desconto, referência em cupons para lojas online e um dos parceiros de cupons de desconto da empresa, recebendo mais de 1,8 milhão de acessos em uma página com cupons para novos usuários do aplicativo Uber desde o início do ano passado.

Para Carneiro, há outros caminhos para obter descontos sem correr riscos desnecessários: “O usuário deve desconfiar de vantagens excessivas, evitar clicar em links de origem desconhecida e checar a informação diretamente com a empresa ou nos principais sites de cupons, que verificam os códigos de desconto e os disponibilizam gratuitamente em suas plataformas”.

Além da Uber, o McDonald’s é outra grande empresa a sofrer com esse tipo de golpe. Na semana passada, circulou um link por aplicativos de mensagens como o WhatsApp oferecendo um voucher de 70 reais na rede de restaurantes. Além de negar a existência do cupom nas redes sociais, o McDonald’s criou uma página com esclarecimentos sobre falsos cupons da empresa que circulam na internet. O volume de buscas mensais por cupons da marca é o maior da internet brasileira, superando um milhão de buscas mensais e, portanto, um alvo em potencial para os criminosos digitais.

Por tratar-se de conteúdo autoral, a reprodução parcial ou completa do artigo é condicionada à citação da fonte original onde foi publicado (com link clicável) ou a manutenção dos links originais disponíveis no artigo.

 

Artigo original publicado em thiagorodrigo.com.br/artigo/falso-cupom-de-desconto-uber-de-cem-reais-faz-milhares-de-vitimas/


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS