quinta, 18 de abril de 2024
Geral
19/06/2017 | 13:38

Leão marinho é avistado descansando em Balneário Camboriú

O leão-marinho que surgiu na praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú nesta segunda-feira, 19, já está sendo observado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). 
 
Segundo a veterinária Adriane Steuernagel, que está no local, o animal aparentemente não possui nenhum machucado. Mesmo estando um pouco magro, apresenta uma respiração constante e demonstra um estado de saúde preservado. Como sua localização está muito próxima ao costão, a equipe preferiu manter a distância para não estressar o animal.
 
Este é um comportamento natural do leão-marinho que ao longo do seu deslocamento costuma parar em locais como costões rochosos e ilhas para descansar. A equipe do projeto continuará monitorando o animal até que ele volte ao mar. Caso apresente algum sinal de doença nas próximas horas os veterinários estarão preparados para aplicar medicação e prestar todo atendimento necessário.
 
Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é muito importante!
 
Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS)
 
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia nos mortos.
 
A Univali é a responsável pela coordenação e execução destas atividades junto a uma rede de instituições que atua ao longo do litoral. São elas: Associação R3 Animal, Instituto Argonauta, Instituto Gremar, Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Australis (Projeto Baleia Franca), Projeto Biopesca, e Fundação Pró-Tamar.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS