quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/06/2017 | 09:51

Ranchos de pesca de Bombinhas se preparam para o Saragaço 2017

 
Em 2016 aconteceu em Bombinhas o primeiro Saragaço um campeonato entre os ranchos de pesca artesanal da tainha, o evento organizado pela comunidade foi sucesso, contou com a participação de 13 ranchos,  mais de 1500 pessoas, e assim o Saragaço ficou marcado como o maior encerramento da pesca artesanal da tainha.
 
Este ano, nos dias 8 e 9 de julho, não vai ser diferente. A expectativa é ainda maior sendo que 14 ranchos já confirmaram presença, dentre eles o rancho da praia do Estaleirinho de Balneário Camboriú. As camaradagens já estão se preparando para as provas antecipadas. Dentre a grande disputa já temos provas divulgadas como o melhor tarrafeador masculino, feminino e infantil, a maior tainha, a confecção do maior anzol à mão pelos pescadores, cabo de guerra dos ranchos e muitas outras.
 
As provas antecipadas já foram distribuídas e o tema principal é relembrar os objetos, brincadeiras e costumes que envolve a pesca da tainha nos velhos tempos “Ver os mais velhos querendo ensinar é muito lindo. Mas vê- los querendo aprender é mais ainda", diz o camarada Juca do cantinho do Benjamim que está aprendendo a fazer balaios e samburás para as provas.  Os ranchos já entraram no clima de competição retirar o troféu itinerante das mãos do Lino – Camaradagem da Mare Mansa atual campeã do Saragaço.
 
A II edição do Saragaço acontecerá nos dias 8 e 9 de julho, no Costão Direito da Praia de Bombinhas – Centro (local conhecido como Velho Portinho). Além da participação da comunidade, o Saragaço contará com a gastronomia típica, uma praça de artesanato e apresentação de artistas regionais, no domingo, dia 9, o encerramento contará com a apresentação do casamento e quadrilha caipira e em clima de festa junina o Trio Forró Brasil encerrará o evento com um grande baile das antigas.
Quadrilha, Artesanato e Música
 
A programação vai além da gincana entre os ranchos e o público presente terá a honra de apreciar a apresentação do movimento independente que marcou a época em que a energia elétrica ainda era um privilégio na cidade. No domingo após a premiação, por volta das 18h, o casamento caipira da “Quadrilha das Antigas”, retornará dos velhos tempos com a sua indescritível peça folclórica adaptada às tradições dos antigos e inesquecíveis personagens bombinenses.
 
Uma feira de artesanato e uma programação musical composta por grupos regionalistas, como Gazú, Sarau Aforo Açoriano e o tão aguardado Bailão, contextualizam o evento que aguarda a presença e o envolvimento de grande parte da comunidade local, das cidades vizinhas e dos nossos queridos turistas.
 
Local: Costão Direito da Praia de Bombinhas – Centro
Data: 8 e 9 de julho – sábado e domingo Horário: das 8h às 18h

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS