sexta, 29 de março de 2024
Geral
25/05/2017 | 14:33

1º Mutirão Nacional de Limpeza de Praias da ONG Parceiros do Mar acontece em 5 estados

Uma onda de amor pela vida que rompeu barreiras e agora chegou a grande parte da costa brasileira. A ONG Parceiros do Mar, fundada em Curitiba após uma fatalidade ter levado a vida da surfista Renata Turra Grechinski, surgiu em 2012 com o objetivo de levar mais segurança ao mar. Com ações sociais, ambientais e educacionais, um dos principais projetos dos Parceiros são os Mutirões de Limpeza das Praias que acontecem há cinco anos. Neste ano, porém, a ação tomou proporções muito maiores e voluntários de cinco estados brasileiros irão promover mutirões simultâneos pela costa, no sábado, dia 27 de maio.

“É muito emocionante, depois de muito trabalho, ver tanta gente engajada por uma causa. Porém, é importante ressaltar que os mutirões de limpeza não possuem apenas o objetivo de limpeza, mas também de minimizar os riscos dentro da água, evitando que redes de pesca, e artefatos ilegais sejam arrastados para o mar e prejudiquem quem está na água”, explica Silvia Turra Grechinski, diretora da ONG Parceiros do Mar – movimento Surf Seguro.

A Praia do Coral, na Barra do Jucu - ES, local que recebe muitos atletas que procuram pela pratica de surf, realizará a instalação de placas informativas, a coleta de resíduos, plantio de mudas nativas e cercamento da restinga. “É nossa ideia para chamar a atenção sobre a necessidade de cuidar mais das nossas cidades, e principalmente das nossas áreas verdes e praias”, diz Petrus Lopes, Diretor do Instituo Jacarenema, Parceiros na ação.

Em Santa Catarina, a parceria é com a ASPI – Associação de Surf Praias de Itajaí, que desenvolve e profissionaliza o surfe no município e região por meio de eventos, incentivando assim o surgimento de novos talentos. Do sul para o nordeste, outro Parceiro envolvido na ação é o Projeto Limpando o Mundo. No Ceará, irão ajudar na missão de promover a educação ambiental e no combate ao lixo marinho, para a proteção dos oceanos e espécies ameaçadas de extinção.

O 1º Mutirão Nacional de Limpeza de Praias Parceiros do Mar irá acontecer em cinco estados de forma simultânea. Os organizadores esperam a participação total de cerca de 300 pessoas e a expectativa é de coletar mais de 5 toneladas de lixo no total. O lixo coletado será destinado à entidades de coleta organizadas.

2ª Limpeza Subaquática irá sinalizar artefatos de pesca ilegal

Renata perdeu a vida quando o leash de sua prancha de surf engatou num artefato ilegal de pesca, utilizado em pesca de espera, proibida por lei. “Por ser proibido, pescadores deixam esses petrechos de pesca sem sinalização, o que causa acidentes como o da minha irmã. Temos muitas histórias de surfistas presos em redes de pesca. Mortes desta forma são dadas como afogamento, mas é crime, não é acidente”, comenta.

A 2º Limpeza Subaquática irá acontecer em Guaratuba, no Paraná, saindo do Rio da Barra, no bairro de Barra do Saí, finalizando próximo ao Morro do Cristo, totalizando um trajeto de 9 km. Esta ação é em parceria com a ASG - Associação dos Surfistas de Guaratuba, Polícia Militar Ambiental do Paraná, Corpo de Bombeiros do Paraná e ajuda de pescadores da Associação dos Pescadores de Matinhos. “Vamos estar bem na época da pesca da Tainha, quando os pescadores clandestinos armam seus petrechos de pesca ilegal. Queremos minimizar essas ações. Na primeira edição da limpeza subaquática identificamos quatro pontos de ilegalidade”, afirma Silvia.

Para esta ação a ONG contratou um barco de pesca para fazer o arrasto e ainda pagou o conserto da embarcação da Polícia Ambiental para que pudesse acompanhar e fazer as autuações.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS