sexta, 19 de abril de 2024
Geral
22/05/2017 | 11:57

Univali entrega brinquedos inovadores para escolas de BC

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza, na quinta feira, 25, a primeira entrega de Brinquedos de Programar para os Núcleos de Educação Infantil da rede municipal de Balneário Camboriú. A cerimônia de entrega ocorrerá, às 14 horas, no Auditório do CEM Vereador Santa (rua 2450, nº 420), em Balneário Camboriú.

 

Os brinquedos de programar possibilitam que as crianças realizem atividades lúdicas que trabalham a resolução de problemas, o conceito de número, as estimativas, a lateralidade e outros conceitos fundamentais nesta fase do desenvolvimento infantil, afirma André Raabe pesquisador da Univali e coordenador geral do projeto.

Os brinquedos tem a aparência de um robô simpático que pode ser programado pela criança apenas pressionando botões. Junto com os brinquedos, serão entregues também materiais de apoio à sua utilização, assim como serão realizadas seções de formação dos professores para melhor uso da inovação junto às crianças.

A concepção e produção deles é resultado de um esforço continuado de pesquisa da Univali que contou com pesquisadores do Mestrado e Doutorado de Educação trabalhando em conjunto com pesquisadores do Mestrado de Computação Aplicada e dos cursos de Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Design.

O projeto foi evoluindo gradativamente considerando simultaneamente as necessidades e potenciais de desenvolvimento da criança e os desafios de eletrônica, engenharia e design para sua produção à um baixo custo.

"O brinquedo que será entregue é resultado de mais de três anos de pesquisas que receberam, inclusive, a chancela da Sociedade Brasileira de Computação como projeto altamente inovador e de potencial impacto social", comenta Raabe.

A iniciativa foi viabilizada com apoio do Ministério Público de Balneário Camboriú ao projeto de extensão Robô Programável Educacional (Rope), realizado por alunos e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite) da Univali.

Em Balneário Camboriú, a Secretaria Municipal de Educação, mobilizou sua equipe para viabilizar que as crianças dos núcleos de educação infantil possam estar em contato com estas inovações e após esta primeira entrega, mais dez núcleos serão atendidos ainda em 2017.

Com isso, a cidade será a primeira do país a adotar o uso de brinquedos de programar de forma sistemática na Educação Infantil. Outras informações sobre o projetos estão disponíveis em http://lite.acad.univali.br/pt/projetos/brinquedo-de-programar/.

 

Mais informações: (47) 3341-4235/98403-1153, com Andre Luis Alice Raabe, coordenador do projeto.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS